João em situação de autismo: o que fazem e dizem as crianças na Educação Infantil

Autores

  • Kátia Patrício Benevides Campos Universidade Federal de Campina Grande
  • Sílvia Robertda da Mota Rocha Universidade Federal de Campina Grande
  • Andreza Lima Azevedo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813022017110

Palavras-chave:

Educação, Infância, Ensino, Autismo,

Resumo

Analisamos as interações sociais entre crianças ditas normais e uma criança em situação de autismo em uma instituição de Educação Infantil, à luz das concepções de construção social da deficiência e histórico-cultural de aprendizagem. A diferença expressa que contempla o autismo é produzida socialmente a partir de padrões dominantes de normalidade e de produtividade em sociedades desiguais, quando a diferença é transformada em desigualdade social. No sóciointeracionismo, a aprendizagem é produzida na força das relações sociais enquanto ferramenta cultural de produção e análise da origem dos processos de construção dos sujeitos e dos saberes na escolarização formal. Os dados que focalizam as interações e ações dos ditos normais sobre o sujeito em situação de autismo foram produzidos por observação participante, diário de campo e vídeogravação. Apontam para o franco processo de construção da deficiência e da infância como construções sociais. Há nas concepções infantis, a visibilidade de João como sujeito de destrezas e possibilidades, não apenas de limites, o que fere a alteridade classificatória que fundamenta a deficiência compreendida como causalidade da falta, o que reafirma o princípio de educação inclusiva porque a interação conjunta entre ditos normais e ditos deficientes colabora com o processo educacional de todos envolvidos.

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Biografia do Autor

Kátia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Educação - UAEd Educação Infantil

Sílvia Robertda da Mota Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Educação - UAEd Educação Infantil

Andreza Lima Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia, na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

CAMPOS, Kátia Patrício Benevides; ROCHA, Sílvia Robertda da Mota; AZEVEDO, Andreza Lima. João em situação de autismo: o que fazem e dizem as crianças na Educação Infantil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 110–135, 2017. DOI: 10.5965/1984317813022017110. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8554. Acesso em: 28 mar. 2024.