Aproximações entre ciência e histórias africanas na contação de histórias: um relato de experiência
Palavras-chave:
Contação de histórias, Africanidades, Literatura, Ensino de Ciências.Resumo
Este trabalho objetiva relatar uma experiência que aproxima as histórias africanas, afro-brasileiras e ciência com práticas de Contação de Histórias, envolvendo o que consideramos ser interdisciplinar. Tal fato, surge a partir de uma disciplina ministrada entre junho a agosto de 2017, num curso de Formação Inicial e Continuada ocorrido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus avançado de Mesquita, com proposta de ensino verticalizado de politécnico. Questões de africanidade foram o foco de nossas ações, confirmando assim, num universo diverso, a luta por uma educação laica, democrática, inclusiva e de qualidade. As leis 10.639/03 e 11.645/08 formaram nosso arcabouço teórico. Os autores Celso Sisto, Fanny Abramovick, Ilan Bremanm e Attico Chassot do ensino de ciências nos auxiliaram com aproximações interdisciplinares nas contações de histórias. Diante disso, no contexto do curso, compartilhamos conhecimentos e algumas histórias da África e dos afro-brasileiros para que algumas histórias fossem conhecidas para desmistificação de estereótipos construídos socialmente. Propomos, junto aos alunos, uma metodologia participativa contando com a efetivação de uma prática contextual de sala de aula que integrasse saberes, rompesse preconceitos e desmistificasse os fenômenos naturais e o sentido da ciência. Fortalecendo, assim, conceitos e histórias que nos apresenta em universos amplos, distintos e integrados.
Downloads
Referências
ANTONIO. Luiz [1976]. Uma princesa nada boba; Luiz Antonio.Ilustrações Biel Carpenter. São Paulo:Cosac Naify, 2011.
África, palavra cantada. https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/978932/
Acesso em 15/12/2017 às 5h e 37 min.
As características da cultura tradicional africana, suas múltiplas facetas, a oralidade, mitologia, religiosidade e formas de expressão. In: Introdução à Cultura Africana. Lisboa: Edições 70, 1977https://cadernodematerias.files.wordpress.com/2012/03/a-tradic3a7c3a3o-viva-amadou-hampatc3aa-bc3a1.pdf
BRENAMN, Ilan. Através da vidraça dda escola: formando novos leitores/ Ilan Brenamn 2.ed.-Belo Horizonte:Aletria, 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
_______. Lei de nº 10.639 09 de janeiro de 2003.
______. Lei de n°11.645 de 08 de março de 2008.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 1ª ed. 2006, 434 p., 2ª ed. 2006, 438 p.
FRAZÃO, Dilva. Charles Perrault. Acesso em https://www.ebiografia.com/charles_perrault/ 03/11/2017 às 14h e 26 min
_______. Dilva.Irmãos Grimm,Folcloristas alemães Acesso em:https://www.ebiografia.com/irmaos_grimm/ dia 03/11/2017 às 14h e39min
http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2012/10/valentina-princesa-da-beira-do-longe.html. Acesso em: 03/11/2017 às 21h e 18 min
Ole, le, ole,le moliba makasi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h7MYdSUVm2Y. Acesso em 15/12/17.5h e 30 min
SISTO, Celso, 1961. O casamento da princesa/Celso Sisto; ilustrações Simone Matias.-São Paulo; Prumo, 2009.
_____. Celso. Textos e Pretextos sobre a aarte de contar histórias/ Celso Sisto 3.ed.rev. e ampl. – Belo Horizonte: Aletria, 2012.
VASSALO, Marcio.Valentina. Marcio Vassalo;ilustrações de Suppa.- São Paulo: Global, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.