A Arte Educação online? Estratégias educativas do MASP na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267732021164

Palavras-chave:

ARTE, EDUCAÇÃO, MUSEU, MASP, TODES

Resumo

Este escrito elabora reflexões acerca das estratégias educativas adotadas pelo Museu de Arte de São Paulo - MASP, durante a pandemia. Pressupondo que o Museu de Arte em sua potência de significações e possibilidades é o lugar ideal para trabalhar processos de ensino aprendizagem em Arte. Mas como fazer isso durante a pandemia? No isolamento social, como o ensino da Arte pode operar mudanças para todes? Conforme a proposição da revista, objetivamos problematizar o alcance de estratégias online com base nas ações educativas do museu, para tanto a Abordagem Triangular é a vertente motora de nossa investigação e estrutura as análises que estamos realizando. Exemplificaremos, com alguns textos (visual e textual) elaborados pelos públicos do MASP, questões sociais contemporâneas em diálogo com o acervo do museu, dentre as quais: a condição da mulher, o machismo, o racismo e a inclusão social. Em suma, pretendemos ponderar sobre os caminhos da Arte Educação no ensino virtual, bem como de estratégias híbridas e a necessidade de pensar e planejar para democratizar essas práticas, de maneira urgente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aylana Teixeira P. Canto, PPGMuseu-UFBA

Artista Visual (UFPA/FAV), especialista em Arte Educação (EBA/UFBA) e mestranda em Museologia pela UFBA/PPGMuseu. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3258325592775003. E-mail: aylanac@ufba.br.

Ana Helena da Silva Delfino Duarte, Universidade Federal da Bahia - UFBA/PPGMUSEU

Artista Visual. Dra. em História Social (PUC/SP). Profª de Artes Visuais/UFU, na pós-graduação no IARTE/UFU e na UFBA/PPGMuseu. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2979644366089603. E-mail: anaduarte@ufu.br.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação como mediação cultural e social/ Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.). — São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos / Ana Mae Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2014. — (Estudos; 126/ dirigida por J. Guinsburg).

BARBOSA, Ana Mae. Mulheres não devem ficar em silêncio — Arte, Design, Educação/ Ana Mae Barbosa / Vitória Amaral (orgs.). — São Paulo: Cortez, 2019.

CANTO, Aylana T. P.. Semiótica na pandemia: análises e reflexões a partir do projeto #MASPDESENHOSEMCASA proposto pelo museu em 2020. XXVII Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura promovido pelo Centro de

Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), 2021. Disponível em:<http://www.cult.ufba.br/enecult/wp-content/uploads/2021/09/ANAIS-XVII-ENECULT.pdf>. Acesso em: 13 set. 2021.

CECA BR. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. Disponível em <https://www.icom.org.br/?p=1928 >Acesso em: 3 nov. 2020.

FREIRE, Paulo (1921-1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa/ Paulo Freire - 58° es - Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GREIMAS, Algirdas J.. Sobre o sentido I. RJ: editora Vozes, 1975.

IBRAM. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade / bell hooks; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. — 2. ed. — São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual?/ Pierre Lévy; tradução de Paulo Neves. — São Paulo: Editora 34, 2011 (2a Edição). 160p.

MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Museal Online: a educação Museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 41-66, set. 2019. ISSN 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/44589> Acesso em: 2 jul. 2020.

MASP. Entre nós: antologia. A figura humana no acervo do MASP/ organização editorial, Adriano Pedrosa, Luciano Migliaccio — São Paulo: MASP, 2017. 144p. il.

MASP. Plano de conservação do Museu de Arte de São Paulo. Elaboração: Equipe Getty-MASP. 2018.

MASP. MASP de bolso. Adriano Pedrosa (org.); Laura Cosendey (colaboração). São Paulo : MASP, 2020. 124p.

MASP. Relatório Anual de Atividades. — São Paulo : MASP, 2020.

MASP. 2021. Página inicial. Disponível em: <https://masp.org.br/> Acesso em: 8 ago. 2020.

ZIZEK, Slavoj, 1949 - Pandemia: covid-19 e a reinvenção do comunismo / SlavojZizek; tradução Artur Renzo. - 1. ed. - São Paulo : Boitempo, 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-08

Como Citar

CANTO, Aylana Teixeira P.; DUARTE, Ana Helena da Silva Delfino. A Arte Educação online? Estratégias educativas do MASP na pandemia. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021164. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21132. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática