Habitando desenhos: uma experiência de ensino em arte sobre o espaço cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021161Palabras clave:
Ensino de desenho, Experiência em Arte, Espaço CotidianoResumen
O artigo trata de uma atividade de ensino de arte com produções de desenhos voltados para os ambientes domésticos em tempos de pandemia. Com base numa abordagem metodológica da indagação crítica e da experiência do fazer arte, a referida atividade fundamenta-se em temáticas deweyanas sobre experiência estética (DEWEY, 2010) e na educação da cultura visual (AGUIRRE, 2011; HERNÁNDEZ, 2011; MARTINS, 2007; 2009) sobre a imagem e o cotidiano (ALVES, 2015). A produção de desenhos autorais de alunos do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Amapá - IFAP discute também modos de representação de espaços e vivências no contexto de isolamento social. Oito são os trabalhos selecionados para compor este artigo, quanto à análise dos desenhos produzidos é de caráter interpretativo sobre imagens com referência na pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2005; GASKELL, BAUER, 2002). As composições visuais são agrupadas como resultado em dois critérios de análise espaços descritivos e espaços projetados, em que os desenhos em seu conjunto transitam entre descrição de espaços cotidianos e constituem processos de subjetivação de espaços como modos metafóricos de perceber, fazer e conceber arte, artefatos e espaços de relação com o habitat.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli. Etnografia na prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005.
AGUIRRE, Imanol. Cultura Visual, Política da Estética e Educação Emancipadora. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 69-111.
ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, Alexandra. OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Orgs). Nilda Alves: praticantespensantes de cotidianos. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2015.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BAUER, W. Martin. GASKELL, George. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópoles: Vozes, 2002.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, Ronne; MARTINS, Raimundo. Desenhando na Amazônia: mediações educativo-culturais entre imagem e imaginário. Revista Interfaces, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 34-49, jan./jun. 2019.
______. O ensino de desenho no âmbito cultural e profissional na Amazônia amapaense. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais – UFG. Goiânia: UFG, 2020.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. p. 31-49.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e as práticas do ver. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.
________ . Narrativas visuais: imagens, visualidades e experiência educativa. VIS- Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, UNB, Brasília, v. 8, n. 1, p. 33-39, jan./jun. 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ronne Franklim Dias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor y Licenciamiento
Los autores de los trabajos enviados a la Revista APOTHEKE autorizan su publicación en formato impreso y digital, exclusivamente con fines académicos, pudiendo ser reproducidos siempre que se cite correctamente la fuente. Los autores certifican la originalidad, autoría y carácter inédito de sus manuscritos.
Los artículos publicados por la revista están disponibles gratuitamente y destinados a fines académicos y no comerciales. Todos los derechos de autor son cedidos a la revista. Los artículos firmados representan exclusivamente la opinión de sus autores y no reflejan la posición oficial de la Revista Apotheke. Los autores se comprometen a citar la publicación original siempre que reproduzcan, divulguem o hagan referencia al artigo publicado en la Revista Apotheke, de la siguiente forma:
“Este artículo fue publicado originalmente por la Revista Apotheke en el volumen (colocar el volumen), número (colocar el número), en el año (colocar el año), y puede ser consultado en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index”
Es responsabilidad exclusiva de los autores obtener autorización por escrito para el uso de cualquier material protegido por derechos de autor incluido en sus artículos. La Revista Apotheke no se responsabiliza por eventuales infracciones cometidas por sus colaboradores.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, bajo la licencia Creative Commons de tipo Atribución-NoComercial (CC BY-NC):
-
Atribución (BY): Los licenciados pueden copiar, distribuir, mostrar, ejecutar y crear obras derivadas, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o titular de la licencia, en la forma indicada.
-
Uso No Comercial (NC): Los licenciados pueden usar el material solo con fines no comerciales.
Después de la publicación, los autores conservan sus derechos de autor y pueden volver a publicar el texto.