Problematizando gênero a partir da arte: ações educativas para o combate a discriminações e violências contra mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267732021069

Palavras-chave:

Arte, Educação, Gênero, Discriminação, Violência

Resumo

As mulheres são vitimadas por inúmeras discriminações e violências em nossa sociedade. Desse modo, é imprescindível a construção de estratégias de sensibilização da sociedade a respeito desses problemas, as quais podem contribuir para a transformação de mentalidade necessária ao efetivo enfrentamento deles. A partir da problematização da arte e de sua história, delineamos e executamos ações educativas com os objetivos de estimular uma postura reflexiva e crítica acerca das relações de gênero e incentivar o repúdio e o combate às discriminações e violências contra mulheres. Essas ações foram concebidas de modo a elucidar, a partir da discussão sobre obras, artistas e o sistema da arte de modo geral, que preconceitos, assimetrias e violências de gênero foram tanto banalizadas e reforçadas quanto expostas e combatidas por meio da arte no curso da história. Os relatos de participantes dessas ações evidenciam que as problematizações propostas despertaram novos modos de ver, fomentando importantes reflexões e discussões a respeito das estereotipações, exclusões e violências sofridas por mulheres, dentro e fora do campo da arte.

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Biografia do Autor

Jocy Meneses dos Santos Junior, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1046601120345232

E-mail: jocyjunior@discente.ufg.br

Jarlisse Nina Beserra da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Arte Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). professora da Rede Municipal de Educação de São Luís – MA (SEMED).

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

SANTOS JUNIOR, Jocy Meneses dos; SILVA, Jarlisse Nina Beserra da. Problematizando gênero a partir da arte: ações educativas para o combate a discriminações e violências contra mulheres. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021069. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21134. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática