A residência artísticopedagógica como espaço para a formação crítica em Artes Visuais: Entrevista com Neyde Joppert

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024204

Palavras-chave:

ensino de artes visuais, documentação, residência artísticopedagógica

Resumo

A presente entrevista discorre sobre a relevância da residência artisticopedagógica no contexto do ensino de artes visuais, considerando a formação inicial em artes visuais. Discute sobre o processo do registro e da documentação de processos pictóricos, como metodologia para o pensar e fazer artistico. Apresenta entrevista realizada em 2022, com a artista professora Neyde Joppert (SP), quando de sua participação no projeto Residência Artisticopedagógica, idealizado pelo Estúdio de Pintura Apotheke. Visa contribuir para uma reflexão crítica sobre os processos de ensino/aprendizagem em pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Professora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em ArtesVisuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC

Joviana Jensen, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/ UDESC). Mestrado em Artes Visuais na Linha de Ensino das Artes Visuais (PPGAV/ UDESC). Graduação em Licenciatura em Artes Visuais (DAV/ UDESC).

Marcelo Pereira de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MORAES, Marcos. Residência Artística: de ambiente de produção e difusão das práticas artísticas contemporâneas, ou acerca da formação artística e das necessidades de residências e persistência da pesquisa e experimentação. Revista Farol, v.16 n.23, 2020. Disponível em https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/34028/22773. Acesso em 07 de janeiro de 2024.

MORAES, Marcos. Residência Artística: especificidades da pesquisa/produção. In: VASCONCELOS, Ana. BEZERRA, André. (Org.). Mapeamento de residências artísticas no Brasil. FUNARTE. Rio de Janeiro, 2014.

JENSEN, Joviana. Sobre ensino/aprendizagem em pintura: documentação e processos pictóricos. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2023.

PACKER, Amilcar. Resiliências artísticas. In: VASCONCELOS, Ana. BEZERRA, André. (Org.). Mapeamento de residências artísticas no Brasil. FUNARTE. Rio de Janeiro, 2014.

PROENÇA, Alice Maria. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal...o possível. São Paulo: Panda Educação. 2022.

SALGADO, Renata. A residência artística no processo de profissionalização do professor de artes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/5261/1/Renata%20Salgado.pdf. Acesso em 07 de janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

LAMPERT, Jociele; JENSEN, Joviana; LIMA, Marcelo Pereira de. A residência artísticopedagógica como espaço para a formação crítica em Artes Visuais: Entrevista com Neyde Joppert. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 204–215, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024204. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26065. Acesso em: 19 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>