Ação pianística e interdisciplinaridade: aplicando conceitos de coordenação e aprendizagem motora ao piano

Maria Bernardete Castelan Póvoas, Fernando Pabst Silva

Resumo


Vinculado à pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares, este estudo visa problematizar e confrontar questões da didática e prática pianística com argumentos advindos de uma revisão bibliográfica interdisciplinar, mais especifica- mente das áreas de cinesiologia, biomecânica e ergonomia. Abrangendo a diversidade da proposta, foram utilizados trechos musicais da literatura pianística a fim de exemplificação, traçando paralelos entre conceitos-chave da didática instrumental, noções das áreas de co- ordenação motora e o recurso ciclos de movimento – técnica de flexibilização e conscientização corporal visando a plasticidade dos movimentos dos membros superiores – proposto por Póvoas (1999). Também foram esboçadas soluções para questões tangentes ao relaxamento, regulação e ação pianística, tendo como prioridade a aplicação prática de conceitos interdisciplinares ao planejamento do desempenho instrumental.

Palavras-chave


piano; coordenação motora; aprendizagem motora

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DOI: https://doi.org/10.5965/1808312904062009400



Direitos autorais 2009 Maria Bernardete Castelan Póvoas, Fernando Pabst Silva

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