A direção de espetáculos no Teatro de Animação no Brasil

Valmor Beltrame, Lucrécia Silk

Resumo


Este artigo aborda uma das principais transformações efetuadas na prática do teatro de animação nas últimas décadas no Brasil: a presença do diretor teatral na encena- ção de espetáculos. Nesta perspectiva, analisa-se a montagem do espetáculo Flor de Obsessão (1996, do Grupo Pia Fraus (SP), e destaca-se o cruzamento de linguagens como procedi- mento em seu processo de criação. A idéia de hibridação, cunhada por Garcia Canclini, as- sim como “intertextualidades”, apresentada por Renato Cohen, fundamentam as análises.

Palavras-chave


teatro de animação; direção teatral; grupo Pia Fraus

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312904062009001



Direitos autorais 2009 Valmor Beltrame, Lucrécia Silk

URL da licensa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                  


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.