Cidade de Vitória (ES) nos cartões-postais: a cidade em exposição e suas potencialidades educativas

Priscila de Souza Chisté, Dilza Côco

Resumo


A análise de dados evocados em plataformas virtuais de pesquisa aponta que os estudos sobre a cidade, por meio de cartões-postais, constituem-se como lócus de pesquisa com pouca abrangência na área da educação brasileira. Diante desse nicho de pesquisa, o artigo que segue tem como objetivo principal apresentar estudo sobre o potencial educativo dos cartões-postais para reflexões sobre o processo de modernização da cidade de Vitória, no Espírito Santo. A pesquisa insere-se no rol das investigações documentais e de cunho bibliográfico, tendo em vista que investiga documentos como mapas e cartões-postais de Vitória e dialoga com estudos sobre o processo de modernização dessa cidade. Apresenta também depoimentos de integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Educação na Cidade, do Instituto Federal do Espírito Santo, de modo a analisar, por meio de tais dados empíricos, o potencial educativo dos postais investigados. Para discorrer sobre esses depoimentos, estudos e imagens, a pesquisa interage com apontamentos bakhtinianos referentes aos conceitos de dialogismo e polifonia.

Palavras-chave


Educação; Artes; Cartões-Postais; Cidade;

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CALVINO, I. Cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANEVACCI, M. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

CHISTÉ, P. de S.; SGARBI, A. D. Cidade educativa: reflexões sobre educação, cidadania, escola e formação humana. Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 6, n. 1, out. 2015.

ESPÍRITO SANTO. Material educativo da exposição Postais do Espírito Santo: acervo Monsenhor Jamil Abib. 2016.

FRANCO, P. dos S. Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções. Métis: história e cultura, 2006, p. 25-62.

FREIRE, P. Educação permanente e as cidades educativas. São Paulo: Vila das Letras, 2007.

GADOTTI, M.; PADILHA, P. R. Escola Cidadã, cidade educadora: projeto político-pedagógico e práticas em processo. In: GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO, A. Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortêz, 2004.

HABERMANS, Jürgen. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

HARVEY, D. Cidades Rebeldes. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

KLUG, L. B. Vitória: sítio físico e paisagem. Vitória: EDUFES, 2009.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.

________. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MACÊDO, E. S. O discurso do graffiti em interação: uma proposta dialógica de leitura de imagens para o ensino da arte. Anais. 24º Encontro da Associação Nacional de pesquisadores de artes plásticas, Santa Maria/RS, 2015. p. 2822 a 2836. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s5/erika_sabino_macedo.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

PETRY, Michele Bete. Revistas como exposições: Arte do Espetáculo e Arte Nova (Rio de Janeiro, 1895-1904). 2016. Doutorado em Educação: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 319 f.

SANTOS, Leonardo Bis dos. A modernidade chega de navio: ensaio sobre o desenvolvimento do Espírito Santo pelo viés da expansão portuária. In: RIBEIRO et all. Modernidade e modernização no Espírito Santo. Vitória/ES, Edufes, 2015. p. 157-178.

SILVA, J. I. da. Cidade Educativa: um modelo de renovação da educação. São Paulo: Cortêz & Moraes, 1979.




DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.5965/1984317813012017167

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Priscila de Souza Chisté, Dilza Côco

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Educação, Artes e Inclusão - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART -- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV Fone: +55 (48) 3664-8314 -Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE - ISSN: 1984-3178 -- Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001 -- Email: revistaeducacaoarteinclusao@gmail.com