FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016058

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, adolescência, formação humana.

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo compreender a importância do Ensino Médio Integrado como um modo de contribuir com a formação do adolescente. Para tanto, dialoga com autores que analisam a trajetória da Educação Profissional no Brasil, e de modo mais especifico, o Ensino Médio Integrado. Apresenta pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere ao adolescente e a importância da educação escolar, com o objetivo de conhecer suas peculiaridades psicológicas e entender a importância do Ensino Médio Integrado como mediador dessa formação. Utiliza como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental tendo em vista que recorre a livros, dissertações, teses e legislações para discorrer sobre o assunto. Conclui que o Ensino Médio Integrado é um lócus propício para a formação integral desde que suas bases estejam sustentadas pelas ideias de formação politécnica, integral e omnilateral.

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Biografia do Autor

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atua no PROEJA e nos mestrados em Educação e Matemática, em Letras e em Humanidades.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

CHISTÉ, Priscila de Souza. FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 58–78, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016058. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7633. Acesso em: 13 dez. 2024.