Tramaturgia de Sabenças: uma metodologia expandida nas Artes Cênicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0207Palavras-chave:
Tramaturgia de Sabenças, dramaturgias expandidas, processo de criação, Loiceiras, audiovisualResumo
Estruturando-se em princípios de memória, narrativa, processo criativo e escrita, este artigo apresenta a metodologia denominada “tramaturgia de sabenças”, desdobramento do conceito “corpo griot” (Fernandes, 2022), no qual corpo é compreendido pela origem de seu trajeto a partir dos movimentos contemporâneos nas Artes Cênicas sob uma perspectiva contracolonial. Através de intersecções entre dramaturgias expandidas e saberes de tradição oral, o estudo foi relacionado aos saberes ancestrais das “loiceiras” (ceramistas de barro) do município de Remígio (PB), entrelaçando suas histórias com improvisação em dança, fazendo florescer composições cênicas de movimento e um documentário audiovisual performático.
Downloads
Referências
ANTÉRIO, Djavan; FERNANDES, Mariana. “A vida não é uma carreira”: confluências pedagógicas para uma prática educativa ecológica. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023020, 2023.
ARAÚJO, Laura; DIDONET, Candice. A dramaturgia expandida: um campo aberto de (in)definições. Dramaturgia em foco, v. 5, n. 1, p. 34-50, 2021.
BASTOS, Dorotea. Dramaturgia expandida: processo de significação das imagens em movimento. In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, p. 1-10, 2015.
BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora; Piseagrama, 2023.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FERNANDES, Mariana. Corpo Griot: ressonâncias ancestrais em cena. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
HAMPATÉ BÂ, Amadou. Tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (ed.). História geral da África I: metodologia e pré-história da África. 2 ed. Brasília: Unesco, 2010.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LARA, Luciana. Arqueologia de um processo criativo: um livro coreográfico. Brasília: Anti status Quo, 2010.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras (Santa Maria), Santa Maria, v. 25, n. 26, p. 55-71, 2003.
ROSA, Milton; OREY, Daniel. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, p. 865-879, 2012.
SANTOS, Camila; BIANCALANA, Gisela. Autoetnografia: um caminho metodológico para a pesquisa em artes performativas. Revista Aspas, v. 7, n. 2, p. 53-63, 2017.
SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e ancestralidade: uma configuração estética afro-brasileira. Repertório Teatro & Dança, v. 24, n. 24, p. 79-85, 2015.
SOTIGUI Kouyaté: um griot no Brasil. Direção: Alexandre Handfest. [São Paulo]: Sesc SP, 2006. Documentário. 1 vídeo (57m08s). Publicado pelo canal SescTV. Disponível em: https://bit.ly/2XkMQ8g. Acesso em: 01 jul. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)