Tramaturgia de Sabenças: uma metodologia expandida nas Artes Cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0207

Palavras-chave:

Tramaturgia de Sabenças, dramaturgias expandidas, processo de criação, Loiceiras, audiovisual

Resumo

Estruturando-se em princípios de memória, narrativa, processo criativo e escrita, este artigo apresenta a metodologia denominada “tramaturgia de sabenças”, desdobramento do conceito “corpo griot” (Fernandes, 2022), no qual corpo é compreendido pela origem de seu trajeto a partir dos movimentos contemporâneos nas Artes Cênicas sob uma perspectiva contracolonial. Através de intersecções entre dramaturgias expandidas e saberes de tradição oral, o estudo foi relacionado aos saberes ancestrais das “loiceiras” (ceramistas de barro) do município de Remígio (PB), entrelaçando suas histórias com improvisação em dança, fazendo florescer composições cênicas de movimento e um documentário audiovisual performático.

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Biografia do Autor

Mariana Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Especialização em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em Artes Cênicas pela UFPB). 

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

FERNANDES, Mariana; ANTÉRIO, Djavan. Tramaturgia de Sabenças: uma metodologia expandida nas Artes Cênicas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0207. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26509. Acesso em: 3 set. 2025.