Deficiência como materialidade cênica: a Tecnologia Assistiva e suas possibilidades poéticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0206

Palavras-chave:

acessibilidade cultural, materialidade cênica, tecnologia assistiva

Resumo

O artigo explora o uso de tecnologia assistiva no teatro focando nas possibilidades criativas que surgem da integração dessa tecnologia na cena teatral, uma vez entendida enquanto materialidade cênica. São discutidas as experiências dos espetáculos "Feliz Ano Novo" e "Nicole Wolfman" e do trabalho desenvolvido pelo grupo “Signatores”, que utilizam a deficiência como materialidade cênica através da presença das tecnologias assistivas em cena. A pesquisa sugere que a deficiência pode ser uma potência criativa, contribuindo para práticas artísticas para/com/por pessoas com deficiência na perspectiva da Acessibilidade Cultural.

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Biografia do Autor

José Flávio Gonçalves da Fonseca, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Teatro pela UFC. Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro e do Curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas/Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Deficiência como materialidade cênica: a Tecnologia Assistiva e suas possibilidades poéticas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0206. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26485. Acesso em: 3 set. 2025.