Deficiência como materialidade cênica: a Tecnologia Assistiva e suas possibilidades poéticas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0206Palavras-chave:
acessibilidade cultural, materialidade cênica, tecnologia assistivaResumo
O artigo explora o uso de tecnologia assistiva no teatro focando nas possibilidades criativas que surgem da integração dessa tecnologia na cena teatral, uma vez entendida enquanto materialidade cênica. São discutidas as experiências dos espetáculos "Feliz Ano Novo" e "Nicole Wolfman" e do trabalho desenvolvido pelo grupo “Signatores”, que utilizam a deficiência como materialidade cênica através da presença das tecnologias assistivas em cena. A pesquisa sugere que a deficiência pode ser uma potência criativa, contribuindo para práticas artísticas para/com/por pessoas com deficiência na perspectiva da Acessibilidade Cultural.
Downloads
Referências
ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição e as tecnologias da cena: o espetáculo teatral (re)visto pelas palavras. In: ADERALDO, Marisa Ferreira; MASCARENHAS, Renata de Oliveira; ALVES, Jefferson Fernandes; ARAÚJO, Vera Lúcia Santiago; DANTAS, João Francisco de Lima (Org.). Pesquisas Teóricas e Aplicadas em Audiodescrição. Natal: Editora UFRN, 2016.
BRASIL, 2015. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Ata da VII reunião do Comitê de Ajudas Técnicas: CAT CORDE / SEDH / PR REALIZADA NOS DIAS 13 E 14 DE DEZEMBRO DE 2007
BONDEZAN, Andreia Nakamura; GOULART, Aurea Maria Paes Leme. O atendimento educacional especializado: o que dizem as professoras das salas regulares? Camine: Caminhos da Educação, Franca, v. 5, n. 1, 2013. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/767. Acesso em: 23 maio 2025.
COSTA, Ronaldo Fernando. A oficina de iluminação e a construção do espetáculo: anotações para uma proposta pedagógica. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
DANTAS, Talita Stefene Alves et al. Reflexões a partir da recepção e mediação teatral acessível do espetáculo Nicole Wolfman. In: PAULA, Emerson, OLIVEIRA, Elza Lopes de, DIAS, Ronne Franklim. Acessibilidade Cultural no Amapá III. Macapá: EDIFAP, 2024.
FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Teatro e deficiência: investigação de estruturas dramatúrgicas como elementos para promoção da acessibilidade. In: CARVALHO, Adélia; MOREIRA, Adriana; PAULA, Emerson de; FONSECA, José Flávia G. da Fonseca (Orgs.) Norteando experiências em acessibilidade cultural. São Paulo: e-Manuscrito, 2024, p. 141-148.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello e ROMEU FILHO, Paulo (orgs). Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010
NUNES, Leila Regina. Linguagem e Comunicação Alternativa: Uma introdução. In: NUNES, Leila Regina (Org), Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidade educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SANTANA, Thiago de Lemos. Outros lugares de onde se vê: acessibilidade comunicacional em espetáculos cênicos em Goiânia. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) -Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.
SASSAKI, Romeu. Acessibilidade Total na cultura e no Lazer. in TAVARES, Liliana. Notas Proêmias: acessibilidade comunicacional para produções culturais. Recife: Ed. do Organizador, 2013.
SOMACAL, Adriana de Moura. MEMÓRIA NA PONTA DOS DEDOS: Sistematização de Práticas de Teatro com Surdos. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Os profissionais Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais na UFPel. Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nai/files/2019/11/CID-FOLDER-DOS-TILS-certo-grafica.pdf. Acesso em: 23 maio 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)