Perspectivas sobre a cena acessível a partir da análise do espetáculo "Birita Procura-se"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0207

Palavras-chave:

análise de espetáculos, cena acessível, palhaçaria, teatro, acessibilidade

Resumo

O artigo apresenta a análise do espetáculo Birita Procura-se, criação de Ariadne Antico e Ésio Magalhães. Com enfoque na perspectiva da acessibilidade, o estudo busca observar como a atuação da palhaça, especialmente com o uso do flop, recurso específico da palhaçaria, favorece o estabelecimento de uma cena acessível, na qual os marcadores de deficiência são revisitados a partir do deslocamento do parâmetro de normalidade. Como abordagem metodológica, utiliza-se a audiodescrição (AD) e o questionário apresentado por Pavis na obra A análise dos espetáculos (2003). A AD, por operar transversalmente no estudo, é destacada e exemplificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Mauro de Melo Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Direção pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduando em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Atuação na UFSM. Bolsista PROBIC/FAPERGS junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFGRS). Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Profa. Depart. Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Vinicius Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Atuação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PIBIC-AF/CNPq junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).   .

Referências

ARTES E ACESSIBILIDADE. Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural. YouTube, 22. nov., 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xLuWnKQoM60&t=2605s. Acesso em: 19 out. 2023.

ARTES E ACESSIBILIDADE. III Encontro Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural. YouTube, 21 nov., 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SoiMtPHB-BI. Acesso em: 19 out. 2023.

BERSELLI, Marcia. Para pensar a cena acessível: ensaiando uma noção de acessibilidade em uma perspectiva ecológica centrada na interação. Revista Científica de Artes/FAP, v. 27, n. 2. jul./dez, 2022, p. 13-31. Disponível em:

https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6974. Acesso em: 09 out. 2023.

CARMO, Carlos Eduardo Oliveira do. Fissuras pós-abissais em espaços demarcados pela bipedia compulsória na dança. Ephemera - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 40-61, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/%20ephemera/article/view/4386. Acesso em: 27 mar. 2024.

FIC - Festival Internacional de Circo 4ª Edição. Birita Procura-se. YouTube, 22 dez., 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nyIvmnrikU8&t=2s. Acesso em: 19 out. 2023.

GOFFMAN, E. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1988.

GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo e capacitismo. Terra sem Amos: Brasil, 2021.

KUPPERS, Petra. Disability Culture and Community Performance: find a strange and twisted shape. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PINHEIRO, Lucas de Almeida. Poéticas do acesso à cena: teatro e artistas com deficiência visual. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2022.

PROCTOR, Sue. Clowning but Not: A Clown’s Approach to Drama for People with Intellectual and Physical Disabilities. Canadian Theatre Review, v. 183, Summer 2020, p. 30-33.

SANTOS, S. N. dos; CAVALCANTE, T. C. F. Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão. Educação em Foco, [S. l.], v. 24, n. 42, p. 85-109, 2021. Disponível em:

https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571. Acesso em: 9 out. 2023.

SILVA, Manoela da; BARROS, Alessandra. Formação de audiodescritores consultores: inclusão e acessibilidade de ponta a ponta. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 50, p. 159-170, dez. 2017. Disponível em:

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010470432017000300159&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2023.

Publicado

2024-04-28

Como Citar

MELO JUNIOR, Sidnei Mauro de; BERSELLI, Marcia; SOUZA, Vinicius Rodrigues de. Perspectivas sobre a cena acessível a partir da análise do espetáculo "Birita Procura-se" . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0207. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24616. Acesso em: 21 maio. 2024.