O invasivo vazio

Autores

  • Cristina Santaella Braga UNICAMP
  • Lucia Santaella Braga PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014133

Resumo

Neste artigo, a dança indiana clássica Odissi é descrita nos seus principais atributos e, a partir da iniciativa de Martinez, é comparada ao Kabuki. Encontramos no vazio o ponto de conexão entre ambas, Odissi e Kabuki. Uma vez que a dança Odissi nos foi apresentada no contexto de uma experiência vivida, as teorizações do psicanalista Jacques Lacan sobre o zen foram de grande valia para orientar a interpretação dessa vivência, aqui compreendida à luz do inescapável vazio que caracteriza o limite do saber com que a arte nos surpreende e inquieta.

Palavras-chave: Odissi, Kabuki, vazio, zen, psicanálise lacaniana

Biografia do Autor

Cristina Santaella Braga, UNICAMP

Departamento de Artes da cena do Programa de Pós Graduação Do Insituto de Artes

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Braga, C. S., & Braga, L. S. (2014). O invasivo vazio. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(22), 133 - 144. https://doi.org/10.5965/1414573101222014133

Edição

Seção

Fluxo Continuo