O que performances e seus estudos têm a ensinar para a teoria da performatividade de gênero?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0200

Palavras-chave:

Performatividade de gênero, Performance, Estudos queer

Resumo

O texto problematiza a distinção entre performance de gênero e performatividade de gênero através de uma performance artística de Pêdra Costa e de vários textos dos estudos da performance. O autor defende que, ao invés de contrapor performance e performatividade, é necessário enfatizar o que existe entre essas duas dimensões que, em especial na arte feminista e/ou das dissidências sexuais e de gênero, são indissociáveis.

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Biografia do Autor

Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É professor associado III do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É um dos criadores e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS).

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

COLLING, Leandro. O que performances e seus estudos têm a ensinar para a teoria da performatividade de gênero?. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0200. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1-19. Acesso em: 28 mar. 2024.