Cinema latino-americano, festivais europeus e redes de solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180314352022e0110

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel que os festivais de cinema europeus tiveram na articulação de uma rede de solidariedade às vítimas da ditadura chilena nos primeiros anos após o golpe de Estado de 1973. Por meio de uma perspectiva transnacional e em diálogo com os festival studies, o texto se dedica à complexidade dos vínculos entre o cinema político da América Latina e os encontros cinematográficos ocorridos na Europa desde a década anterior, com foco no chamado “longo” 1968, época marcada pela renovação estética, discursiva e institucional que modificou a natureza dos festivais europeus. Dessa forma, a presença de filmes, agentes do meio cinematográfico, figuras públicas de outra natureza, críticos, público, declarações de protesto, cobertura da imprensa, entre outros aspectos que compõem um festival são analisados como parte de um fenômeno mais amplo de aproximação entre América Latina e Europa em torno da noção de solidariedade e engajamento nas pautas “terceiro-mundistas”. O artigo analisa a presença da causa chilena em três festivais específicos, tomados como estudos de caso: a Mostra Internacional do Novo Cinema de Pesaro, o Festival de Cannes e o Festival Internacional de Documentário de Leipzig. Esses encontros apresentam distintos graus de centralidade no circuito dos festivais e se localizam em países/blocos de zonas de influência diferentes, o que permite entender os complexos fluxos que se estabeleceram nas redes solidárias.

Palavras-chave: festival; Chile; ditadura; solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Amaral de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora adjunta de História da América e professora-orientadora do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. 

Referências

AGUIAR, Carolina Amaral de. A solidariedade ao Chile nos festivais e encontros de cinema. Kaminski, Rosane; Pinto, Pedro Plaza (Orgs.). Cinema e pensamento. São Paulo: Intermeios, 2021, p. 131-141.

AGUIAR, Carolina Amaral de. Los prisioneros y la muerte del poeta: el Chile de la dictaduraante las cámaras extranjeras. Archivos de la filmoteca: revista de estudios históricos sobre la imagen, n. 73, p. 17-23, out. 2017.

AMIEVA, Mariana. El Festival Internacional de Cine Documental y Experimental del SODRE: las voces del documental y un espacio de encuentro para el cine latinoamericano y nacional. In: Torello, Georgina (ed.). Uruguay se filma. Prácticas documentales (1920-1990). Montevideo: Irrupciones, 2018, p. 87-113.

CAMACHO PADILLA, Fernando; CRISTIÁ, Moira. La resistencia cultural a las dictaduras del Cono Sur. Un estudio comparado de la solidaridad desde Francia y Suecia con Chile y Argentina a partir de la gráfica política (1973-1990). Revista Eletrônica Da ANPHLAC, São Paulo, v. 21, n. 30, p. 182–239, jan./jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46752/anphlac.30.2021.3979. Acesso em: 14 nov. 2021.

COMPAGNON, Olivier. L’Euro-Amérique en question : comment penser les échanges culturels entre l’Europe et l’Amérique latine. Nuevo mundo, nuevos mundos, Paris, posto online em 3 fev. 2009. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/54783. Acesso em: 14 nov. 2021.

DÁVILA, Ignacio Del Valle. ¿Hacia qué tercer cine? Un análisis de la evolución de la teoría del tercer cine a partir de los trabajos de Fernando Solanas y Octavio Getino. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Paris, posto online em 5 out. 2021. Disponível em: http://journals.openedition.org/nuevomundo/85848. Acesso em: 14 nov. 2021.

DE GRANDIS, Rita. The Hour of the Furnaces: A Film “Happening”. In: Gerhardt, Cristina; Saljoughi, Sara (Eds.). 1968 and Global Cinema. Detroit: Wayne State University Press, 2018, p. 117-143.

DE LOS CINEASTAS latinoamericanos presentes en el Festival de Pesaro a todos los participantes. 1973. Arquivo da Cinemateca Cubana do ICAIC. Texto inédito.

DE VALCK, Marijke. Film festivals from european geopolitics to global cinéfila. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2007.

DEL VALLE DÁVILA, Ignacio. Cámaras en trance: El Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago do Chile: Cuarto Propio, 2014.

ELSAESSER, Thomas. Film Festival Networks: The New Topographies of Cinema in Europe. In: Elsaesser, Thomas. European Cinema: Face to Face with Hollywood. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2005, p. 82–107.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

XXIXÈME FESTIVAL INTERNATIONAL DU FILM, Cannes: Festival international du film, 1976.

GOETSCHEL, Pascale; HIDIROGLOU, Patricia. Introduction. In: Fléchet, Anaïs et al. (Org.). Une histoire des festivals: XXe-XXIe siècle. Paris: Publications de la Sorbonne, 2013, p. 7-15.

HAEDLER, Manfred. Das Kino als Tribunal. Der Morgen, Berlim oriental, 2 nov. 1976. Arquivo da Cinemateca Cubana do ICAIC.

HENNEBELLE, Guy. Préambule: La nostalgies est toujours ce qu’elle était. CinémAction: Fernando Solanas ou la rage de transformer le monde. Paris, n. 101, p. 9-14, 2001.

LE CHILI a Pesaro. Positif, Paris, n. 164, p. 40-42, dez. 1974.

MARCORELLES, Louis, La violence quotidienne. Le monde, Paris, 21 maio 1975. Arquivo Cinefiles da Universidade de Berkeley.

MESTMAN, Mariano. Presentación. Las rupturas del 68 en el cine de América Latina Contracultura, experimentación y política. Mestman, Mariano (Coord.). Las rupturas del 68 en el cine de América Latina. Buenos Aires: Ediciones Akal, 2016, p. 7-61.

MOINE, Caroline. Cinéma et Guerre froide: histoire du festival de films documentaires de Leipzig (1955-1990). Paris: Publications de la Sorbonne, 2014.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro, História, questões & debates, Curitiba, v. 38, n. 1, p. 11-42, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/2713. Acesso em: 14 nov. 2021.

ORTEGA, María Luisa. El 68 y el documental en Cuba. Archivos de la filmoteca: revista de estudios históricos sobre la imagen. Valência, n. 59, p. 75-92, 2008.

ORY, Pascal. Qu’est-ce qu’un festival ? Une réponse par l’histoire. In: Fléchet, Anaïs et al. (Org.). Une histoire des festivals: XXe-XXIe siècle. Paris: Publications de la Sorbonne, 2013, p. 19-32.

PALACIOS, José Miguel, Resistance vs. exile: the political rhetoric of Chilean exile cinema in the 1970s. Jump cut, a review of contemporary media, Bloomington, 20 nov. 2016 [online]. Disponível em: https://www.ejumpcut.org/archive/jc57.2016/-PalaciosChile/index.html. Acesso em: 14 nov. 2021.

PICK, Zuzana Mirjam. Pesaro 1974. Positif, Paris, n. 164, p. 39-40, dez. 1974.

PRATT, Mary Louise. Arts of the Contact Zone. Modern Language Association, Nova York, 1991, p. 33-40. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/25595469>. Acesso em: 14 nov. 2021.

RICHE, Daniel, La batailles du Chili: 2e partie: le coup d’État, Liberation, Paris, 21 jan. 1977. Arquivo Cinefiles da Universidade de Berkeley.

RODRÍGUEZ, Israel. Del nacionalismo al tercermundismo. El itinerario mexicano de Miguel Littín. Estudios del ISHIR, Rosário, v. 10, n. 28, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://web3.rosario-conicet.gov.ar/ojs/index.php/revistaISHIR/article/view/1322. Acesso em: 14 nov. 2021.

RUEDA, Amanda. 1967-2007: 40 Años de Los Encuentros de Viña Del Mar o de La Constitución Del Nuevo Cine Latinoamericano. Cinémas d’Amérique Latine, Toulouse, n. 15, p. 93–101, 2017. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/42598396. Acesso em: 14 nov. 2021.

RUEDA, Amanda. Films latino-américains, festivals français. Caravelle, Toulouse, n. 83, p. 87-104, 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40854152. Acesso em: 14 nov. 2021.

SILVA, Alexsandro de Sousa. Cinema, Política e Exílio: o caso Miguel Littín. Foz do Iguaçu, CLAEC, 2021.

SLATMAN, Melisa. Dictaduras de seguridad nacional en Chile y Argentina. Estudio comparativo y relacional de sus estrategias represivas. Aletheia, La Plata, v. 7, n. 13. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.7618/pr.7618.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.

STAM, Robert. The “Long 1968” and Radical Film Aesthetics. In: Gerhardt, Cristina; Saljoughi, Sara (Eds.). 1968 and Global Cinema. Detroit: Wayne State University Press, 2018, p. 23-42.

STEVENS, Kirsten. Across and in-between: Transcending disciplinary borders in film festival studies. Fusion Journal, Granada, n. 14, 2018, pp. 46-59. Disponível em: http://www.fusion-journal.com/across-and-in-between-transcending-disciplinary-borders-in-film-festival-studies/. Acesso em: 14 nov. 2021.

VALLEJO VALLEJO, Aida. Festivales cinematográficos: en el punto de mira de la historiografía fílmica. Secuencias, Madri, n. 39, p. 13-42, primeiro semestre de 2014. Disponível em: https://revistas.uam.es/secuencias/article/view/5838. Acesso em: 14 nov. 2021.

VILLARROEL, Mónica; MARDONES, Isabel. Señales contra el olvido: cine chileno recobrado. Santiago do Chile: Cuarto Propio, 2012.

WEINSTEIN, Bárbara. Pensando a história fora da nação: a historiografia da América Latina e o viés transnacional. Revista Eletrônica da Anphlac, São Paulo, n. 14, p. 9-36, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revista.anphlac.org.br/anphlac/article/view/2331. Acesso em: 14 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

AGUIAR, Carolina Amaral de. Cinema latino-americano, festivais europeus e redes de solidariedade. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 35, p. e0110, 2022. DOI: 10.5965/2175180314352022e0110. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314352022e0110. Acesso em: 29 mar. 2024.