Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato doc.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

As colaborações para a Revista Tempo e Argumento devem seguir as seguintes especificações:

1. A revista receberá trabalhos em nos idiomas Português, Castelhano (Espanhol), Francês e Inglês

2. Para submissão de artigosé necessário que o(s) autor(es) seja(m) doutor(es) ou doutorando em coautoria com doutor

No momento da submissão o autor deverá informar, obrigatoriamente, sua titulação e a IES onde obteve o título, vínculo institucional completo contendo IES, função, cidade, país e e-mail e preencher o campo ORCID.

Após publicação de um artigo, é necessário o intervalo de 36 (trinta e seis) meses para submissão de novo texto de mesma autoria e/ou coautoria .

3. A revista terá as seguintes seções:

a) Dossiês: esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista e do referido dossiê, cujo tema poderá ser proposto por qualquer membro do Conselho Editorial, Editores Adjuntos, pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado à área de concentração do programa ao qual a revista está vinculada.
OBS: no momento da submissão de um artigo, para esta seção, o autor deve selecionar corretamente o dossiê escolhido.

b) Artigos: esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista. Cada artigo poderá conter imagens, tabelas e/ou gráficos, devidamente identificados, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

c) Resenhas: as resenhas devem ser de obras publicadas em português nos últimos dois anos e, em língua estrangeira, nos últimos três anos e devem ter, no máximo, quatro páginas.

d) Entrevistas: esta seção é composta de entrevistas com pesquisadores/historiadores vinculados a temática do tempo presente. As entrevistas devem ter no máximo dez páginas.

e) Fontes do Tempo Presente: compreende documentos inéditos, que podem ser visuais, sonoros, iconográficos, artísticos, orais, memoriais de acervos, entre outros. Todos devem apresentar autorização para publicação.

f) Debate: Temas históricos ou da atualidade propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista. Os trabalhos enviados para esta seção devem ter entre 5 e 10 páginas.

g) Traduções: Serão aceitas traduções de textos de língua estrangeira para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização do detentor dos direitos do texto original. A revista também publicará traduções da língua portuguesa para língua estrangeira sob os mesmos critérios.

4. Os trabalhos devem ser encaminhados via sistema OJS através do recurso "Nova Submissão", encontrado na página da revista, mencionando junto o título completo, nome do autor, afiliação profissional, titulação, endereço eletrônico e demais dados relevantes. Os trabalhos serão aceitos para apreciação na suposição de que são inéditos e não foram encaminhados a outros periódicos.

4.1 No caso de utilização de imagens no texto, é necessária a autorização do/a detentor/a dos direitos para que a mesma seja publicada ou a comprovação que a imagem é de acesso aberto.

4.2 Em caso de utilização de fotos de crianças e/ou adolescentes deve ser respeitada a legislação brasileira vigente. Esta norma não se aplica as fotos que estão sob guarda de arquivos históricos.

4.3 Os trabalhos enviados para avalição não devem conter nenhum tipo de informação que permita a identificação de autoria. Inclui-se nesse item o nome do arquivo que será submetido.
No caso, se o autor for enviar um arquivo nominado “artigo de Pedro da silva.docx” deverá renomear o mesmo de forma a garantir seu anonimato, por exemplo “artigo para revista.docx”.

5. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

6. Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Tempo e Argumento.

7. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade da revista.

8. Os artigos enviados que forem resultados de pesquisas financiadas por agências de fomento devem informar a agência em nota de rodapé e em campo apropriado no momento da submissão.

9. Ordem de apresentação:
9.1 - Artigo escrito em língua portuguesa:
a) Título, resumo e palavras-chave.
b) Obrigatoriamente título, resumo e palavras-chave em inglês e opcionalmente em espanhol.
c) O resumo deve ser informativo, conter no máximo 250 palavras e com três a cinco palavras-chave (normatizadas pelo vocabulário controlado da Biblioteca Nacional, disponível em: http://acervo.bn.br/sophia_web/index.html).

9.2 - Artigo escrito em língua estrangeira:
a) Título, resumo e palavras-chave no idioma original do artigo.
b) Obrigatoriamente título, resumo e palavras-chave em inglês (se este não for o idioma original) e em português.
c) O resumo deve ser informativo, conter no máximo 250 palavras e com três a cinco palavras-chave.

10. Citações e referências (bibliografia)
10.1 Citações, conforme a NBR-10520:
· As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.
· Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto.
· Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuo de 4 cm, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.
- Nome do autor da obra, para os dois casos acima:
· No corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”;
· Entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

10.2 Referências, conforme a NBR 6023,

A lista das referências deve conter somente a descrição dos documentos efetivamente citados no trabalho.

As referências das fontes documentais citadas no artigo devem ser incluídas nas mesma lista das referências (não fazer lista(s) separada(s))

Os nomes dos autores devem estar escritos por extenso, sem abreviaturas e o titulo das obras em negrito.

Exemplos de Referências:

- Livros (obra completa)
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

- Capítulo de livro
(volume, fragmento e outras partes de obra com autor próprio)
LOHN, Reinaldo Lindolfo. História, política e mídia no Brasil em redemocratização. In: Janice Gonçalves. (Org.). História do tempo presente: oralidade, memória, mídia. 1ed. Itajaí: Casa Aberta, 2016, v. 1, p. 59-76.

- Legislação
(meio eletrônico)
BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: <http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?Id=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.

- Artigos de Periódicos

SOSENSKI, Susana. Enseñar historia de la infancia a los niños y las niñas: ¿para qué? Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 132 ‐ 154, jan./abr. 2015

Resenhas

As resenhas devem ser de obras publicadas em português nos últimos dois anos e, em língua estrangeira, nos últimos cinco anos.

Traduções

Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização da tradução do texto original.

Fontes do Tempo Presente

Compreende documentos inéditos, que podem ser visuais, sonoros, iconográficos, artísticos, orais, memoriais de acervos, entre outros. Todos devem apresentar autorização para publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.