Galeria Lado B: um ano de história entre a criação e seus desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0014Palavras-chave:
galeria de arte escolar, espaços expositivos escolares, ensino de artes visuaisResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação, organização e manutenção da Galeria Lado B, espaço expositivo de artes visuais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Miguel do Oeste, em seu primeiro ano de funcionamento (2023/2024). A iniciativa surgiu diante da escassez regional de espaços permanentes para exposições de artes plásticas e visuais, o que restringe o acesso da comunidade e reduz oportunidades formativas. O objetivo é analisar as estratégias administrativas e curatoriais adotadas e discutir seus impactos na democratização do acesso às artes visuais no contexto educacional. A metodologia combina relato de experiência, estudo de caso e análise de registros documentais e fotográficos, contemplando dados quantitativos e qualitativos. Entre os resultados, destacam-se sete exposições, a participação voluntária de 22 artistas, 3.337 visitantes, 42 visitas mediadas e 30 ações educativas, fortalecendo vínculos entre instituições, artistas e comunidade. Conclui-se que, apesar de desafios como limitações de transporte e sobrecarga de funções, a Galeria Lado B consolidou-se como espaço relevante para a valorização da arte local e regional, para a formação cultural e para reflexões sobre práticas curatoriais educativas.
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