Para quem se destina a arte contemporânea?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0006Parole chiave:
sistema da arte, públicos, arte contemporânea, arte/educaçãoAbstract
A arte contemporânea se configura como um espaço de experimentação e de transformação de paradigmas, mas ainda permanece acessível a um público restrito, especialmente no contexto escolar. Essa distância evidencia a necessidade de refletir sobre os limites da mediação e da curadoria na ampliação do acesso. O presente artigo tem como objetivo discutir possibilidades de democratização da produção artística contemporânea sem reduzir sua complexidade conceitual. Para isso, adota-se uma análise crítica de práticas curatoriais e educativas em instituições museais, considerando suas potencialidades e limitações. Os resultados evidenciam estratégias institucionais que promovem a participação ativa dos públicos e ampliam a compreensão da arte contemporânea. Conclui-se que sua democratização requer a reconfiguração das propostas museais, a valorização dos saberes comunitários e ações de mediação que formem públicos mais diversos e críticos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACERVO da Laje. Disponível em: <https://www.acervodalaje.com.br/>. Acesso em: 10 Mar. 2025.
BISHOP, Claire. Radical museology or, What’s ‘contemporary’ in museums of contemporary art? Londres: Koenig Books, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A distinção. São Paulo: Edusp, RS: Zouk, 2007a.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte – Os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre/RS: Zouk, 2007b.
HEINICH, Nathalie. El paradigma del arte contemporáneo - Estructuras de una revolución artística. Madrid: Casimiro Libros, 2019.
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: Uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Revista Sociologia&antropologia. Rio de Janeiro, v. 04.02, p. 373 - 390, Out., 2014.
MENEZES, Marina Pereira. A arte contemporânea como fundamento para a prática do ensino de artes. In: Anais do 16º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas “Dinâmicas epistemológicas em Artes Visuais”, 2007. Florianópolis: ANPAP, 2007, p. 1002-1011.
SERTÃO Negro. Disponível em: <https://sertaonegro.com/>. Acesso em: 10 Mar. 2025.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Julia Rocha

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade