Práticas curatoriais autônomas em espaços culturais independentes: notas sobre a exposição coletiva “De uma alegria para sempre não destinável” (2024)

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0017

Mots-clés :

curadoria, exposição de arte, espaços culturais independentes, autogestão cultural, redes colaborativas

Résumé

O presente artigo analisa a exposição coletiva “De uma alegria para sempre não destinável”, realizada em 2024 pelo Coletivo FURTACOR na Casa Caipora Centro Cultural, em Vitória/ES, a fim de refletir sobre como práticas curatoriais autônomas, articuladas a espaços culturais independentes, podem contribuir para a construção de ecossistemas culturais mais inclusivos e plurais, ampliando o debate sobre arte contemporânea no Espírito Santo. Partindo de uma contextualização mais ampla da temática, buscamos situar a mostra em um panorama que permita compreender suas especificidades e estabelecer paralelos com iniciativas semelhantes em outros contextos. Para isso, adotamos uma abordagem ensaística, tendo o relato de experiência como bússola metodológica, o que possibilita articular reflexão contextual e autocrítica sobre os processos e práticas desenvolvidos na exposição, evidenciando seus desafios e potencialidades frente ao fortalecimento de redes colaborativas que reivindicam modos alternativos de produção, circulação e recepção da arte. As reflexões indicam que, mesmo diante da escassez de investimentos, a experiência dinamizou a cena artístico-cultural local para além das estruturas e circuitos tradicionais de difusão. Ao promover a redistribuição da visibilidade, do reconhecimento e da legitimidade de produções, agentes e espaços frequentemente à margem, a iniciativa apontou para outros vetores de democratização do acesso à arte na região. Conclui-se que ações dessa natureza não apenas desafiam limites institucionais e hierarquias, mas também evidenciam a potência da autogestão como via para ampliar os cruzamentos entre sensível e político, reafirmando o papel de iniciativas autônomas e espaços independentes na construção de um panorama cultural mais plural e acessível.

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Lindomberto Ferreira Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Lindomberto Ferreira Alves é curador, artista-educador e pesquisador. Doutorando em Artes pelo PPGArtes-UFPA e bolsista FAPESPA. Mestre em Artes pelo PPGA-UFES [2020]. Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR/SP [2020] e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA [2013]. Tem se dedicado também à investigação das relações entre modos de subjetivação e processos de criação na arte brasileira contemporânea. Atualmente, se debruça em uma pesquisa junto as dimensões prático-discursivas de perspectivas contra-hegemônicas de escritas da crítica de arte.

João Victor Coser, Universidade Federal do Espírito Santo

Artista visual, arte-educador, pesquisador e curador. Doutorando em Teorias e Processos Artístico-Culturais (PPGA-UFES) e bolsista CAPES. Mestre em Arte e Cultura (PPGA-UFES, 2023). Bacharel em Artes Plásticas (UFES, 2018). Membro do Coletivo FURTACOR, desde 2024. 

Amanda Gonçalves Amaral, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Artista multimídia, curadora, pesquisadora e arte-educadora. Mestranda em Artes Visuais (PPGArtes-UNESP). Licenciatura em Artes Visuais (UFES, 2018). Membro do Coletivo FURTACOR, desde 2018. Compõe o Programa Educativo do Museu da Língua Portuguesa (MLP) /SP. 

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Publiée

2025-11-11

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ALVES, Lindomberto Ferreira; COSER, João Victor; AMARAL, Amanda Gonçalves. Práticas curatoriais autônomas em espaços culturais independentes: notas sobre a exposição coletiva “De uma alegria para sempre não destinável” (2024). Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5965/2175234617422025e0017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/27040. Acesso em: 12 nov. 2025.

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