El trabajo docente y el trabajo del artista: intersecciones entre arte, estética y mercado en la contemporaneidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022136

Palabras clave:

Trabajo docente, Educación artística, Arte, Estético, Mercado del arte

Resumen

Este artículo correlaciona arte, estética y mercado, investigando cómo los cambios en esta relación afectan la educación artística y el trabajo docente. El objetivo es resaltar las estrategias del capitalismo en la construcción de consensos, siendo una de estas estrategias el borrado de la especificidad del arte, para promover su inseparabilidad del trabajo humano. La investigación reitera la esencia de las relaciones y la producción de plusvalor desde los cimientos del materialismo histórico-dialéctico y señala la conciencia teórica como requisito previo para la fruición estética, valorando el conocimiento artístico como fundamental para los logros humanos. El enfoque metodológico se basa en el análisis de estudios bibliográficos, mostrando cómo la develación de la correlación entre los campos implica una conquista interpretativa en la lectura de la realidad y sus consecuencias.

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Biografía del autor/a

Priscila Anversa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV - UDESC, possui Mestrado em Artes Visuais pelo PPGAV - UDESC (2011) e Licenciatura em Educação Artística - habilitação Artes Plásticas (UDESC, 2009). Atua como professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UDESC), como professora de Artes do Ensino Médio em Florianópolis e é voluntária na coordenação do Programa de Residência Pedagógica do Ceart/UDESC. Integra o grupo de pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos Contemporâneos. É membro da equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão. Quanto aos temas de ensino e pesquisa, sua ênfase é em ensino das artes visuais, família, formação artística, formação de professores, educação infantil e inclusão. Quanto aos projetos, é integrante do Projeto Extensionista Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), assim como do Grupo de Pesquisa Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina. Desenvolve estudos sobre fotografia no projeto Clube de Fotografia, atuando também na Coordenação Pedagógica do Projeto Família no Museu e na formação continuada de professores de Educação Infantil da Rede Municipal de ensino em Florianópolis no projeto Assessoria Pedagógica. 

Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestra e Doutora em Artes Visuais pela UDESC- área de concentração: Ensino das Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa Arte e Formação nos Processos Contemporâneos - CNPq/UDESCe do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG). Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura. É professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarinarina IFSC/ Campus Xanxerê e do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da UDESC. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores de artes visuais. Atualmente estuda as repercussões do mercado de arte na formação de professores.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

ANVERSA, Priscila; HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt. El trabajo docente y el trabajo del artista: intersecciones entre arte, estética y mercado en la contemporaneidad. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 136–152, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022136. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21025. Acesso em: 19 may. 2024.