QUARTO N.2

Autores

  • Marília Fornazieri Scarabello Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234607132015129

Palavras-chave:

ensaio gráfico

Resumo

Ensaio gráfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Fornazieri Scarabello, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marília Scarabello nasceu em Jundiaí e formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estudou Cenografia e Figurinos no Espaço Cenográfico e iluminação Teatral na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.

Participou de diversos fóruns e cursos sobre Cenografia e trabalhou como assistente de cenografia e direção de arte em filmes publicitários, curtas-metragens, espetáculos teatrais e exposições.

Integra a Maquinal Cia. de Teatro, ganhadora do Prêmio Estímulo de Cultura de 2012, com o espetáculo OS JUSTOS, de Albert Camus, onde trabalha como cenógrafa , fotógrafa e produtora.

Ministrou oficinas sobre Cenografia nas Mostras de Teatro de Jundiaí dos anos de 2011 e 2012.

Assinou a cenografia e figurinos do último espetáculo da Cia. Solo chamado “Louças Trincadas”, em Julho de 2014, que se apresentou em Jundiaí no Teatro Polytheama.

Faz parte do projeto de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie como pesquisadora voluntária, cujo tema é “Arte e espaço público no Cantinho do Céu”.

Iniciou sua carreira como fotógrafa em 2011, realizando trabalhos em São Paulo, documentando a Quadrienal de Cenografia em Praga (Prague Quadriennial of Performance Design and Space) e a Bienal de Arte de Veneza, em projetos pessoais.

Cursou diversas oficinas sobre fotografia nos últimos anos e uma disciplina sobre impressão fotográfica na ECA-USP.

Realizou as seguintes exposições em 2013 e 2014:

  • Individual- Instalação Fotográfica- Em Quadrados. Uma visão fragmentada, na Galeria Fernanda Perracini Milani, em Jundiaí, através do edital nacional de ocupação da Galeria. (2013)
  • Individual- Exposição Fotográfica- Fepasa- Tempo e Espaço, na galeria Yarid, em Jundiaí. (2013)
  • Coletiva- Exposição Fotográfica- Paranapiacaba e outras viagens, na Casa Mário de Andrade, em São Paulo. (2013)
  • Coletiva- Jundiaí, cidade vista e revista, no Museu do Solar do Barão, em Jundiaí, com a Instalação fotográfica chamada Aproximações (2014), cuja proposta era estimular o olhar mais demorado da população com a cidade através de um percurso –caminhada- ao redor do museu.
  • Coletiva- Intervenção urbana fotográfica- Olhe, Pegue, Pense, na Rua Prudente de Moraes, em Jundiaí, com a inserção de fotografias de momentos, arquiteturas da rua na própria rua e diálogo com os passantes e moradores.
  • Individual- Exposição Fotográfica (itinerante)- Cada Menina Tem Sua História, em Maceió (Livraria Viva), Jundiaí (Ateliê Lelê da Cuca) e São Paulo (Livraria Cultura Conjunto Nacional)- (2014).

Atua como fotógrafa freelancer, desenvolvendo trabalhos diversos nesta área. Teve uma fotografia como destaque na Folha de São Paulo no carnaval deste ano.

É professora de desenho, de arte contemporânea, palestrante e apoiadora do Ateliê Lelê da Cuca em Jundiaí.

Foi professora da Oficina de Desenho, no projeto Oficinas Culturais desenvolvido pela Casa de Cultura, também em Jundiaí, neste ano de 2014.

É professora do curso básico Decoração Residencial, no SENAC Jundiaí.

É professora da Oficina de Criatividade no Caps Jundiaí desde Agosto de 2014.

Também ministra palestras e participa de eventos em instituições, escreve artigos sobre temas relacionados à arquitetura/ cenografia/ fotografia (palestrante em 2014 em instituições como: SENAC, Universidade Padre Anchieta, Objetivo Jundiaí).

É aluna especial de duas disciplinas no Instituto de Artes da Unicamp: Projeto: criatividade e método - "Artes Visuais e Arquitetura”Arte Pública: questões contemporânea.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

SCARABELLO, Marília Fornazieri. QUARTO N.2. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 129–133, 2015. DOI: 10.5965/2175234607132015129. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5885. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas