Caminhos Sonoros
compartilhando a formação musical ao longo da vida
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0210Palavras-chave:
história de vida musical, aulas de música, percursos de formação musical, educação não formal, educação ao longo da vidaResumo
Este artigo analisa dados da pesquisa O que quero com a música?: estudos musicais entre adultos com outras ocupações profissionais, que investigou as motivações e experiências de alunos com 35 anos ou mais, com outras ocupações, matriculados em aulas de música em quatro instituições de ensino de João Pessoa - PB. Adotando a História de Vida Musical, os dados foram coletados através de entrevistas narrativas de caráter autobiográfico. Por meio de análise qualitativa, o estudo revelou experiências musicais significativas na infância e na adolescência – em espaços de educação informal e não formal – que promoveram o capital cultural incorporado. No início da vida adulta, as obrigações profissionais e familiares levaram ao afastamento das atividades musicais. A retomada de aulas de música, quando dispunham de mais tempo livre, é marcada por relatos de prazer, bem-estar e realização pessoal, além de reencontro com aspirações individuais adiadas. A música passou, portanto, a ser uma atividade de lazer e de educação ao longo da vida.
Downloads
Referências
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da Abem, [s.l.], v. 30, n. 2, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1099/631. Acesso em: 17 dez. 2024.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Musicobiografização: prática automedial em educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 8, n. 23, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16523/12896. Acesso em: 17 dez. 2024.
ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/V7ZBJBjRgcZD976QMNpqdPp Acesso em: 11 maio 2025.
ALMEIDA, Felipe Mateus de. O conceito de lazer: uma análise crítica. Novos Rumos Sociológicos, [s.l.], v. 9, n. 16. p. 206-229, ago./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/21887 Acesso 12 maio 2025.
ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612/14299. Acesso em: 8 out. 2025.
ALMEIDA, Maria Vandete de. Cultura digital, sociabilidade virtual e música independente no Brasil: conexões, interfaces e consumo. Cadernos de Campo, Araraquara, v. 24, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/16904/16120. Acesso em: 9 out. 2025.
ANDRADE, Klesia Garcia. Coro criativo: uma pesquisa-ação sobre a criação musical na prática coral. 2019. 262 f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18883/5/KlesiaGarciaAndrade_Tese.pdf Acesso em: 31 mar. 2025.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. In: AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. TEOPISTO, Lígia (Trad.). Lisboa: Plátano-Edições Técnicas, 2003.
BARBOSA, Talita Prado. SILVA, Odair Vieira da. Origens e significados do lazer. Revista Científica Eletrônica de Turismo, Garça (SP), v. 8, n. 14, p. 1-5, jan. 2011. Disponível em: https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/S8APKY2XpWzS5yC_2013-5-23-16-28-57.pdf. Acesso em: 10 maio 2025.
BOAL PALHEIROS, Graça. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz Senoi (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006, p. 303-349.
BOTTOMORE, Tom (editor). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013. (e-book)
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007a.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Zouk, 2007b.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2. ed. São Paulo: EDUSP/Zouk, 2007.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 5 abr. 2025.
COLI, Juliana Marília. Descendência tropical de Mozart: trabalho e precarização no campo musical. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 11, p. 89-102, jul./dez. 2008. Disponível: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3226/2418. Acesso em: 10 maio 2025.
DAYRELL, J. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 117–136, jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rqhzvRzXfWjTT4kqS7Swzfn/. Acesso em: 12 maio 2025.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Experiencia y formación: abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-536, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2024.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Da condição à sociedade biográfica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5p834hfdB9WTpkgJFt7DmMn/. Acesso em: 20 dez. 2024.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FERRAZ, Gustavo Ramos. Música e violão para idosos na era digital. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2020, evento online. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/view/421/388 Acesso em: 22 jan. 2021.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GELPI, Ettore. Lazer e educação permanente: tempos, espaços, políticas…. São Paulo: SESC, 1983.
GHANEM, Elie. Educação formal e não formal: do sistema escolar ao sistema educacional. In: TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. p. 59-89.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOHN, Maria da Glória (Org.). Educação não-formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015.
GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/104. Acesso em: 07 abr. 2025.
ILARI, Beatriz. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 71-88, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/view/8528/4949. Acesso em: 10 maio 2025.
KOHLRAUSCH, Estela; FERRAZ, Gustavo Ramos. Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseados em dois relatos de experiência In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2020, evento online. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/viewFile/420/387 Acesso em: 21 jan. 2021.
LOPES, Claudinilde Melo; TRINDADE, Brasilena G.P. O canto coral com pessoas idosas: uma revisão sistemática de literatura das produções da ANPPOM e da ABEM / 2000-2019. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15., 2020, evento online. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/677/308 Acesso em: 10 dez. 2020.
MACDONALD, Raymond A. R. Music, health, and well-being: a review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, [s.l.], v. 8, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3740599. Acesso em: 29 abr. 2025.
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. O que é narrativa em Educação Musical? In: CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA ISME, 11., 2017, Natal. Anais... Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_isme/v1/papers/2255/public/2255-9058-1-PB.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
MATTOS, Marcelo Nogueira. Educação musical com idosos: potencialidades e contribuições. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v2/papers/1629/public/1629-7091-1-PB.pdf Acesso em: 15 abr. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. [ONU, 1948.] Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 1998. Disponível em: https://www.ct.ufpb.br/lacesse/contents/documentos/legislacao-internacional/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-1948.pdf/view Acesso em: 21 abr. 2025
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano!: autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (Orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.
PAULA, Hermano Henrique Cabral de. Percursos da formação musical de professores de nível técnico e superior: narrativas de experiências de vida. 2023. 45 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Licenciatura em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27713/1/HHCP30062023.pdf Acesso em: 31 mar. 2025.
PENNA, Maura. Possibilidades heurísticas da entrevista narrativa para a pesquisa em educação musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais eletrônicos.... Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/831/491. Acesso em: 02 fev. 2025.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 4. ed. rev. Porto Alegre: Sulina, 2023.
PENNA, Maura; ARAÚJO, Fabíola S. “Estou velho demais para isso”: adultos e estudos de música. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 16., 2022, Natal. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernd/v5/papers/1214/public/1214-5390-1-DR.pdf. Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Maura et al. “É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais eletrônicos...Disponível em: https://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/16/207 Acesso em: 13 abr. 2025.
PENNA, Maura; PINTO, Ana Luiza; SANTOS, Susie. Relações com a música em diversos contextos de formação: significações e sentido de vida. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 5-22, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/714/505. Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Maura; SILVA, Rodrigo Lisboa da. “Conte sobre sua relação com a música”: pesquisando com narrativas (auto)biográficas na Educação Musical. Per Musi, Belo Horizonte, v. 26, p. 1-32, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/54233/47571. Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Maura; SILVA, Rodrigo Lisboa da; BORTOLANI, Gabriel José. Reflexões sobre as três modalidades da educação com base em contribuições de Pierre Bourdieu . In: ENCONTRO NACIONAL NORDESTE DA ABEM, 27., 2025, Curitiba. Anais eletrônicos... [no prelo]
PENNA, Maura; SILVA, Rodrigo Lisboa da; EVANGELISTA, Laídia. Discutindo e produzindo conhecimento de modo interativo: o grupo de pesquisa como espaço formativo no ensino superior. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 17., 2024, Sobral. Anais eletrônicos... Disponível em: https://abem.mus.br/anais_ernd/v6/papers/2049/public/2049-8484-1-PB.PDF Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Michael Fragomeni; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Olhar para a partitura de si mesmo: aprendizados biográficos ao longo da vida tecida de música. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 56, n. 56, p. 1-23, jul./set. 2023. Disponível em:https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1230/1365 Acesso em: 04 abr. 2025.
PEREIRA, Éliton; VASCONCELOS, Miriã. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 99-120, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1763/12192. Acesso em: 01 abr. 2025.
QUEIROZ, Andréa Matias. Motivação e música: um estudo sobre aprendizagem musical na fase adulta da vida. In: ARAÚJO FILHO, Alfeu Rodrigues de; ALMEIDA, Flávio Aparecido de (Orgs.), Educação, música e artes: reflexões e desafios contemporâneos. v. 3. Guarujá: Editora Científica Digital, 2024. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/240316044.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025.
RENNER, Katia Klar. Viver a música: significados expressivos na vida adulta. Curitiba: Appris, 2023.
SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, p. 177-196, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/3895/3576. Acesso em: 14 abr. 2025.
SILVA, Helena Lopes da. Música, juventude e a construção da identidade de gênero no espaço escolar. Curitiba: Appris, 2019.
SILVA, Renata Laudares; RAPHAEL, Maria Luiza; SANTOS, Fernanda Silva dos. Carta internacional de educação para o lazer como ferramenta de intervenção pedagógica efetiva no campo do saber. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/128 Acesso em: 10 abr. 2025.
SILVA JÚNIOR, José Davison da. Memórias autobiográficas evocadas pela música. In: LIMA, Paulo Costa (Org.). Pesquisa em música e diálogos com produção artística, ensino, memória e sociedade. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 155-171.
SILVA JÚNIOR, José Davison da. Música e memória autobiográfica. In: SANTIAGO, Diana (Org.). Prática musical, memória e linguagem. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 173-202.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Terra, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em: 26 fev. 2024.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise
compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-
, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344/pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 27-55, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/3bmWVYMZbNqDzTR4fQDtgRs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 mar. 2025.
TOMIO, Noeli Assunta Oro; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Adolescência: uma análise a partir da psicologia sócio-histórica. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 12, n. 1, p. 89-99, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/22052012_adolescencia_tomio_-_facci.pdf Acesso em: 5 abr. 2025.
TONI, Anderson. Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24946. Acesso em: 29 jul. 2024.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-58.
VIANA, Nildo. O capital fonográfico e a formação do gosto musical. Revista Espaço Livre, v. 9, n. 17, p. 37-49, 2014. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/576/548. Acesso em: 12 maio 2025.
VIEIRA, Josélia Ramalho. Efeitos da aprendizagem cooperativa no ensino de piano em grupo para licenciandos em música: uma pesquisa experimental. Curitiba: CRV, 2021.
WILLE, Regiana Blank. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, n. 13, 39-48, 2005. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/323/253. Acesso em: 10 mar. 2025.
WORLD LEISURE AND RECREATION ASSOCIATION (Associação Mundial de Recreação e Lazer). Carta internacional de educação para o lazer. 1993. Disponível em: https://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_print.asp?cod_noticia=195 Acesso em: 10 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maura Penna, Rodrigo Lisboa da Silva, Rayssa Claudino de Melo, Ana Rosa Fernandes, Ingrid Simplício , João Tomaz da Costa Neto, Gabriel José Bortolani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




