Deficiência visual e performance musical: refletindo sobre os elementos motivadores do projeto Música Transformando Vidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0003

Palavras-chave:

motivação, inclusão (música), performance musical, autoestima, deficiência visual

Resumo

Este estudo baseia-se num relato de experiência e tem como objetivo inferir o que motiva um grupo de pessoas com deficiência visual, leigas em música, a participar de aulas, ensaios e subir no palco frente a uma plateia lotada. Narra a caminhada dos integrantes do projeto Música Transformando Vidas (Promuvi), em mais de uma década de existência, na partilha de momentos de pertença, socialização e desafios, a composição do grupo, a interação dos docentes e alunos, as dificuldades de aprendizado, o repertório utilizado e, principalmente, reflexiona sobre os mecanismos de motivação que fazem com que os integrantes recuperem a autoestima por meio da musicalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Maua, Instituto Politécnico de Leiria

Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP - Universidade de São Paulo (1985). Pós-graduação em PIGEAD - Planejamento, Implementação e Gestão em Educação à Distância, pela UFF - Universidade Federal Fluminense em 2012. Tutor presencial em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (2013/2014) e Tutor Virtual da mesma universidade na disciplina de Inclusão Musical, desde 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distancia EaD. Mestrado em Comunicação Acessível pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (2015 a 2017) com a dissertação “Ensino de Música para Cegos sem Braile: Desafio ou Loucura?”

Referências

CARDOSO, Francisco. Papel da motivação na aprendizagem de um instrumento. Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, v. 8, n. 11, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235654679_Papel_da_Motivacao_na_Aprendizagem_de_um_Instrumento. Acesso em: 20 jul. 2020.

FORTIN, Marie-Fabienne. O processo de investigação: da concepção à realização. 5. ed. Loures: Lusociência, 2009.

FREIRE, Teresa; TAVARES, Dionísia. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Rev. Psiq. Clín., v. 38, n. 5, p. 184-188, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/acp/article/view/17338/19366. Acesso em: 10 nov. 2020.

HALLAM, Susan. Musical motivation: towards a model synthesising the research. Music Education Research, v. 4, n. 2, p. 225-244, 2002.

LIMA, Sonia Albano de. Performance & Interpretação Musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa, 2006.

LOPES, Eduardo. Investigação em interpretação musical: paradigmas e o conceito de narrativas múltiplas. In: ZURBACH, Christine; FERREIRA, José Alberto (coord.). Investigação em Artes – Perspectivas, EA. Évora: Universidade de Évora, 2014. p. 23-36. Disponível em: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/13952. Acesso em: 19 jun. 2016.

LUZ, Marcelo Caires. Educação musical na maturidade. São Paulo: Som, 2008.

MILHANO, Sandrina. Motivações e percepções da participação num projeto de valorização do envelhecer através das artes e da música – um estudo exploratório. In: CANASTRA, F.; SANTOS, G. P.; LOPES, M. S. P. (org.). Animação cultural: descobrindo caminhos. Leiria: ESECS; NIDE; CIID; Instituto Politécnico de Leiria, 2012.

MILLER, Olga; OCKELFORD, Adam. Visual needs. The sen series. London: Continuum, 2005.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais, relatos sobre a música e o cérebro. Trad. Laura Teixeira Motta. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SCHLICHTING, Felipe Paupitz. Motivação para aprender no NEP – Núcleo de Excelência em Piano. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Música – Piano) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

WILLEMS, Edgar. Solfejo Curso Elementar. Adaptação portuguesa de Raquel Marques Simões. São Paulo: Fermata do Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

MAUA, Paulo. Deficiência visual e performance musical: refletindo sobre os elementos motivadores do projeto Música Transformando Vidas. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0003. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/18761. Acesso em: 28 mar. 2024.