Os festivais da Guanabara

Autores

  • Semitha Heloisa Matos Cevallos Pesquisadora Independente

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0008

Palavras-chave:

Festival da Guanabara, Música Contemporânea Brasileira, Edino Krieger, compositores (Brasil)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compor a narrativa sobre as duas únicas edições do Festival da Guanabara, ocorridas em 1969 e 1970, respectivamente. Foram eventos dedicados à música de concerto nos mesmos moldes dos Festivais da Música Popular. Traçar esse discurso só foi possível pela consulta aos jornais, através de artigos jornalísticos dos críticos de música atuantes na época, bem como do material acerca dos festivais disponibilizado pela Funarte, além das gravações ao vivo dos concertos realizados pelo Museu da Imagem e do Som. Através desta investigação foi possível constatar a importância dos Festivais da Guanabara, não somente para a história da música de concerto brasileira da segunda metade do séc. XX, bem como para a narrativa artístico-nacional, trazendo o entendimento de que a “Era dos Festivais” também compreendeu dois eventos da música erudita.

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Biografia do Autor

Semitha Heloisa Matos Cevallos, Pesquisadora Independente

Pesquisadora independente. Doutora pela UniRio. Mestre pela UFPR. Pós-Graduada em Performance Solo e Música de Câmara pela Akademia Muzyczna J. I. Paderewskiego, Poznań, Polônia. Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

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Publicado

2021-06-19 — Atualizado em 2021-06-19

Versões

Como Citar

CEVALLOS, Semitha Heloisa Matos. Os festivais da Guanabara. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0008. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19335. Acesso em: 28 mar. 2024.