Considerações sobre a teoria, poética e análise da música antiga

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530405032020047

Mots-clés :

teoria musical, poética musical, análise musical, Joachim Burmeister

Résumé

A teoria musical, como categoria de pensamento sobre a música, constitui-se historicamente como conceito representativo das formas consideradas válidas de se conhece-la, diretamente condicionado pela cultura que o produz. No contexto da música antiga, esse conceito esteve associado a outros, tais como a poética e a prática musical, que definiam, conforme finalidades específicas, as possibilidades de realização e compreensão da música. Partindo de uma perspectiva hermenêutica, à maneira de um estudo de caso, este artigo apresenta uma investigação sobre o conceito de teoria musical no contexto específico da música luterana seiscentista e avalia a relação dele com os conceitos de poética e análise musical, no marco do tratado intitulado Musica Poetica (1606), de Joachim Burmeister.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cassiano Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc/Estágio de Pós-doutorado

É bacharel (Regência e Cravo), mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Tem experiência na docência no ensino superior, na formação de músicos e professores de música. Dedica-se principalmente ao ensino e à pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia, História da Teoria Musical (poéticas antigas e retórica musical), Regência e Educação Musical. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, com apoio da Capes. É autor do livro Uma chave para a música do século XVIII, publicado pela Editora Appris em 2019.

Références

s. a. Retórica a Herênio. São Paulo: Hedra, 2005.

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Madrid: Alianza Editorial, 2005.

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Estado e Educação em Martinho Lutero: a origem do direito à educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 866-885, Dec. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 Abr. 2020.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento I – de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BURMEISTER, Joachim. Musical Poetics. New Haven and London: Yale University Press, 1993.

BUTT, John. Music Education and the Art of Performance in the German Baroque. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.

CHRISTENSEN, Thomas. Music Theory and its histories. In: HATCH, Christopher; BERNSTEIN, David W. Music theory and the exploration of the past. Chicago: The University of Chicago Press, 1993. pp. 9-39.

CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.

FAGUNDES, Claudiberto. De musica: diálogo filosófico de Agostinho de Hipona (354-430) – introdução, tradução e notas. 2014. 386p. Tese de Doutorado. Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GADAMER, Hans Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

HANSEN, João Adolfo. Aula magna. s.l.: Zazie Edições, 2019. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/565de1f1e4b00ddf86b0c66c/t/5ccba966ec212d9f4f565f7f/1556851049470/ZAZIE+EDICOES_JOAO+ADOLFO+HANSEN_AULA+MAGA_PEQUENA+BIBLIOTECA+DE+ENSAIOS+2019.pdf. Acesso em: 02 Fev. 2020.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. 10 Lições sobre Gadamer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

LISTENIUS, Nikolaus. Rudimenta musicae. Wittenberg: Georg Rhau, 1534. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:gbv:3:1-159413. Acesso em: 30 Abr. 2020.

LISTENIUS, Nikolaus. Musica. Wittenberg: Georg Rhau, 1537. Disponível em: https://www.loc.gov/item/41018759. Acesso em: 28 Abr. 2020.

LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica. Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 71-94, jun. 2014.

LUTERO, Martim. Da autoridade secular. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2017a.

LUTERO, Martinho. À nobreza cristã da nação alemã acerca da reforma do estamento cristão. In: LUTERO, Martinho. Martinho Lutero: uma coletânea de escritos. São Paulo: Vida Nova, 2017b. pp. 79-92.

LUTERO, Martinho. Prefácio a todos os bons hinários. In: LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas – volume 7 – vida em comunidade. São Leopoldo/RS: Editora Sinodal, 2016. pp. 483-484.

LUTERO. Martinho. Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas – volume 5. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1995. pp. 302-325.

LUTERO, Martinho. Preface to Georg Rhau’s Symphoniae Iucundae. In: LEHMANN, Helmut. Luther’s Works – volume 53 – Liturgy and Hymns. Philadelphia: Fortress Press, 1979.

PEREIRA, Aires Manuel R. dos Reis. A Mousiké: das origens ao drama de Eurípedes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

QUINTILIANO, M. Fabio. Instituicoens Oratorias. Coimbra: Imprensa Real da Universidade de Coimbra, 1788. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=_0UBAAAAMAAJ&. Acesso em: 12 Abr. 2020.

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras. 1996.

Téléchargements

Publiée

2020-12-16

Comment citer

BARROS, Cassiano. Considerações sobre a teoria, poética e análise da música antiga. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020047. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17995. Acesso em: 8 sept. 2025.