O Ritmo e a interseção de culturas na obra Areia II, de Alexandre Lunsqui: influências em seu processo composicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020519

Palavras-chave:

Ritmo, música contemporânea, música tradicional africana, composição

Resumo

Este artigo pretende analisar aspectos rítmicos na obra Areia II, do compositor Alexandre Lunsqui. Analisamos as diversas influências rítmicas que ocorrem na obra, sejam elas vindas do repertório erudito, sejam oriundas de manifestações musicais externas a este repertório, como a música tradicional africana. O artigo mapeia as figuras rítmicas usadas na obra, contextualizando- as dentro das estratégias criativas empregadas pelo compositor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Lunsqui, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Alexandre Lunsqui nasceu em São Paulo e estudou na Universidade de Campinas, University of Iowa, Columbia University e no Institute de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM). Além de encomendas e prêmios no Brasil, recebeu prêmios da Guggenheim Foundation, American Academy of Arts and Letters, Koussevitzky, Harvard Fromm Foundation e do Ministério da Cultura da França. Atualmente é professor de composição na Universidade Estadual Paulista (UNESP).  

Guilherme do Nascimento Davino, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Guilherme do Nascimento Davino estudou composição na UNESP e EMESP. Atualmente realiza o curso de Mestrado em Música pela UNESP.

Referências

ABRAHAM, A. Moles. Informatique du rhythme. No “Les rythmes”. Conferências apresentadas no Colóquio sobre os ritmos em Lyon em dezembro 1967, suplemento n. 7 do Journal française d'oto-rhino-laryngologie. Lyon: Editions Simep, 1968.

ADORNO, Theodor W. A Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva, 1974.

AROM, Simha. Aka Pygmy Music. Berlin, Venezia: Philips, 1973.

________________. Time structure in the music of Central Africa: periodicity, meter, rhythm and polyrhythmics. Leonardo, v. 22, n. 1, p. 91-99, 1989. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1575146. Acesso em: 2 fev. 2014.

________________. African polyphony and polyrhythm: musical structure and methodology. Trad. Martin Thom, Barbara Tuckett e Raymond Boyd. Cambridge: Cambridge University, 1991.

AROM, Simha et al. La Categorisation des Patrimoines Musicaux dans le Sociétés de Tradition Orale. Categories et Categorisation. Une Perspectives Interdisciplinaire. Paris: Peeters, 2008.

AROM, Simha; SCHOMANN, Stefan. African Rhythms: Pierre-Laurent Aimard/Aka Pygmies, Dancers of the Gods. Warner Classics, 2003. 1 CD.

BAHUCHET, Serge. Les Pygmées Aka de la forêt Centrafricaine. Se nourrir en forêt équatoriale: Anthropologie alimentaire des populations des régions forestières humides d’Afrique. Paris: Unesco, 1989. p. 19-25.

_____________________. L’invention des Pygmées. Cahiers d’études africaines, Paris, v. 33 n.

, p. 153-181, 1993.

_____________________. De la musique considérée comme une philosophie (chez les

Pygmées Aka de Centrafrique). In: DEHOUX, V.; FÜRNISS, S.; LE BOMIN, S.; OLIVIER, E.;

RIVIÈRE, H.; VOISIN, F. Ndroje balendro: musiques, terrains et disciplines. Textes offerts

à Simha Arom. Paris: Peeters, 1995. p. 57-65.

BRANDEL, Rose. África. In: APEL, Willi. Harvard Dictionary of Music. 2. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1969. p. 20.

CODA. In: HARVARD Dictionary of Music. Segunda Edição. Cambridge: Havard University Press, 1969. p. 181.

DEHOUX, Vincent; GUILLAUME, Henri. Chasse, sexualité et musique: un arc musical des Pygmées Aka. In: DEHOUX, Vincent. Ndroje balendro: musiques, terrains et disciplines: textes offerts à Simha Arom. Paris: Peeters, 1995. p. 67-86.

DUKE, Daniel Joseph. Aka as a contact language: sociolinguistic and grammatical evidence. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado de Artes em Linguística) – University of Texas at Arlington, Arlington, 2001.

FORTE, Allen. Schoenberg as Webern: the three pieces for chamber orchestra, III (1910). Hillsdale: Pendragon Press, 2009.

FÜRNISS, Susanne. Centrafrique. Pygmées Aka (Chants de chasse, d’amour et de moquerie). Comentários no encarte. [S. l.]: Ocora Radio France; Arles: Harmonia Mundi, 1998.

_____________________. Aka polyphony: music, theory, back and fourth. Analytical studies in

world music. Oxford: Oxford University Press, 2006.

_____________________. Usages, variations, migrations: la harpe-en-terre d’Afrique centrale face à la classification universelle des instruments de musique. In: Rencontre annuelle du Comité international des musées et collections d’instruments de musique. Paris, 2011.

GILLIES, Malcolm. Bartók, Béla. Grove Music Online, Oxford, University Press, 2013. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/40686pg2. Acesso em: 4 abr. 2013.

GRISEY, Gerard. Tempus ex machina: a composer’s reflections on musical time. Contemporary Music Review, London, Harwood Academic Publishers, v. 2, p. 239-275, 1987.

HOMBERT, Jean-Marie. Linguistic implications of contacts between (agriculturalists) Bantu and Hunter-Gatherers. In: WORKSHOP METHODOLOGY IN LINGUISTICS PREHISTORY. Berlin, 2011. Disponível em: https://www2.hu-berlin.de/kba/events/mlp/Hombert.pdf. Acesso em: 17 jun. 2014.

JOBIM, Antonio Carlos. The wonderful world of Antonio Carlos Jobim. [S, l.]: Warner Bros Records, 1965. 1 LP;

LESURE, François; HOWAT, Roy. Debussy, Claude. Grove Music, Oxford, Oxford University Press, 2013. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/07353. Acesso em: 4 abr. 2013.

LIGETI, Györgi. [Entrevista cedida a] Benoît Delbec. Jazz Magazine, n. 484, set. 1998.

Disponível em: https://ethaniverson.com/guest-posts/gyorgy-ligeti-interviewed-bybenoit-

delbecq/.

LUNSQUI, Alexandre Roberto. The use of rhythm in contemporary music: Culture, Aesthetics, and Creativity. 2008. 45 f. Dissertação (Doutorado em Composição) – Graduate School of Arts and Science, Columbia University, New York, 2008.

LUNSQUI, Alexandre Roberto. Areia II. New York. Edição do Compositor. 2009. 1 partitura. 78p.

MAHO, Jouni Filip. NUGL Online: the online version of the New Updated Guthrie List, a referential classification of the Bantu languages. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: goto.

glocalnet.net/mahopapers/nuglonline.pdf. Acesso em: 17 jun. 2014.

MOURA, Eli-Eri. Processo Composicional de Desfragmentação. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 16., Brasília. Anais […]. Brasília, 2006.

PEYSER, Joan. To Boulez and Beyond. Lanham: Scarecrow Press, 2008.

SCHAPPER, Lauren. Ostinato. Grove Music Online, Oxford, University Press, 2013.

Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/20547. Acesso em: 15 fev. 2014.

SCHOENBERG, Arnold. Drei Stucke fur Kammerensemble. Manuscrito do Compositor.

Disponível em: http://www.schoenberg.at/compositions/warenkorb.php?typ=autograph&id_werke=546&id_quelle=1593. Acesso em: 4 abr. 2013.

SCHWARZ, K. Robert. Steve Reich: music as gradual process part II. Perspectives of New Music, v. 20, n. 1/2, p. 225-286, autumn 1981/summer 1982. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/942414. Acesso em: 4 abr. 2013.

SOCHA, Eduardo. Tempo Musical em Theodoro W. Adorno. 2015. 328 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Departamento de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SURFBOARD. Compositor: Antonio Carlos Jobim. Arranjo: Nelson Riddle. Manuscrito do arranjo. 1 Partituta. Disponível em: http://www.jobim.org/jobim/handle/2010/7140.

TAYLOR, Stephen Andrew. Ligeti, Africa and Polyrhythm. Journal of the Department of Ethnomusicology, Otto-Friedrich University of Bamberg, v. 45, n. 2, p. 83-94, 2003.

Disponível em: http://www.stephenandrewtaylor.net/taylor-ligeti,africa.pdf. Acesso em: 1 abr. 2013.

VICTÓRIO, Roberto. Timbre e espaço-tempo musical. Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 127-149, jan./jun. 2003.

WALKER, Paul. Codetta. Grove Music Online, Oxford, University Press, 2013.

Downloads

Publicado

2020-10-18

Como Citar

LUNSQUI, Alexandre; DAVINO, Guilherme do Nascimento. O Ritmo e a interseção de culturas na obra Areia II, de Alexandre Lunsqui: influências em seu processo composicional. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020519. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17442. Acesso em: 18 abr. 2024.