Entre memórias e narrativas de vida desde a Escola de Aprendizes Artífices em Campos dos Goytacazes (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0101

Palavras-chave:

bandas escolares, bandas civis, memória social, história oral, políticas culturais

Resumo

Com o objetivo de abordar o papel das bandas marciais e civis para a educação social e a memória cultural das cidades, esse artigo apresenta narrativas orais de dois mestres de banda que passaram pela antiga Escola de Aprendizes Artífices de Campos, hoje, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense,cujo campus histórico denomina-se Campus Campos Centro. Por meio da metodologia história oral de vida foi possível coletar narrativas decorrentes de práticas sociais e vivências com a música, que corroboraram para o enlace de experiências musicais e a construção de memórias coletivas. Ricardo de Azevedo e Valmir da Conceição são dois ex-alunos do Instituto, cujas trajetórias de vida são fundamentais para a efetivação de políticas culturais de caráter coletivo. Apesar de terem trilhado percursos diferentes na música, ambos são oriundos de bandas civis, tendo se tornado mestres de referência e resistência pela cultura de bandas na região Norte Fluminense. 

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Biografia do Autor

Karina Barra Gomes, State University of Norte Fluminense

Possui curso técnico em Piano, concluído em 1996, no Centro de Integração Artística; licenciada em Educação Artística - habilitação em Música (2003 - UNIRIO); mestre em Políticas Sociais (2008); doutora em Políticas Sociais (2019 - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

GOMES, Karina Barra. Entre memórias e narrativas de vida desde a Escola de Aprendizes Artífices em Campos dos Goytacazes (RJ). Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0101, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0101. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0101. Acesso em: 28 mar. 2024.