insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação

Autores

  • Arthur Faraco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG )

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0002

Palavras-chave:

comprovisação, composição (música), improvisação (música), processos criativos, performance musical

Resumo

Nosso objeto de análise neste artigo é o conjunto de peças insígnia, escafandro, sátira e locus, criadas pelo autor. Estas são consideradas como experimentos em comprovisação, devido às características de seus processos criativos. Comprovisação, como um termo recente na literatura, não há até o momento um consenso; por isto, reunimos aqui possíveis antecedentes, as noções sobre e práticas que buscam na comprovisação sua caracterização. Distinguimos duas vertentes teóricas sobre o assunto, e realizamos considerações próprias almejando uma compreensão do termo a partir de uma interligação  os fluxos de interpretação e improvisação – estes vinculados a noções de processos generativos da performance e da compreensão de Falleiros (2012) sobre o pacto. Por meio de ferramentas tradicionais de análise, e da perspectiva notacional de Bhagwati (2013), acreditamos que a ressignificação dos gestos improvisados existentes nas peças analisadas aponta para a compreensão destas como experimentos em comprovisação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Faraco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG )

Professor Colaborador no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Licenciatura em Música. Mestrando em Música pela UNICAMP.

Referências

ALIEL, Luzilei. Ensaios sobre comprovisações em ecologia sonora: perspectivas práticas e teóricas. São Paulo: Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

ALLEN, C. Paul Rutherford: A Musician’s Impulse. All about jazz, 3 June 2006. Disponível em: https://www.allaboutjazz.com/paul-rutherford-a-musicians-impulse-paul-rutherford-by-clifford-allen.php.

ANTAR, M. D.; OLIVEIRA, Y. D. Is that the show?! Comprovisation and occupation of public spaces at the TransPosições performance. In: SONOLOGIA 2016 – OUT OF PHASE – INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOUND STUDIES, 2016, São Paulo. Proceedings [...]. São Paulo, 2017.

BAILEY, Derek. Improvisation: It’s Nature and Practice in Music. Boston: Da Capo Press, 1993.

BHAGWATI, Sandeep. Notational Perspective and Comprovisation. In: ASSIS, K.; WILLIAM, C.; BROOKS, P. (ed.). Sound and Score: essays on sound, score and notation. Leuven: Leuven University Press, 2013.

BORGO, D. Sync or Swarm: Musical Improvisation and the Complex Dynamics of Group Creativity. In: HUTCHISON, D. (ed.). Algebra, Meaning, and Computation. Berlin, Heidel-berg: Springer Berlin Heidelberg, 2006. v. 4060, p. 1-24.

BOULEZ, Pierre. Alea. Perspectives of New Music, v. 3, n. 1, p. 42-53, 1964.

BRESSON, J.; CHADABE, J. Interactive composition: New steps in computer music research. Journal of New Music Research, v. 46, n. 1, 2017.

CANONNE, Clément. Du concept d’improvisation à la pratique de l’improvisation libre. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, v. 47, n. 1, p. 17-43, 2016.

CANONNE, Clément. Rehearsing Free Improvisation? An Etnography Study of Free Improvisers at Work. Music Theory Online, v. 24, n. 4, p. 1-36, 2018a.

CANONNE, Clément. Listening to Improvisation. Empirical Musicology Review, v. 13, n. 1-2, 2018b.

CANONNE, Clement; AUCOUTURIER, Jean-Julien. Play Together, Think Alike: Shared mental models in expert music improvisers. Psychology of Music, v. 4, n. 33, p. 544-558, 2015.

CANONNE, Clement; GARNIER, Nicolas. A Model for Collective Free Improvisation. In: MATHEMATICS AND COMPUTATION IN MUSIC: INTERNATIONAL CONFERENCE, 3., 2011, Paris. Proceedings [...]. Paris, 2011. p. 29-41.

CANONNE, Clement; GARNIER, Nicolas. Individual Decisions and Perceived Form in Collective Free Improvisation. Journal of New Music Research, v. 44, n. 2, p. 145-167, 2015a.

CANONNE, Clement; GARNIER, Nicolas. Cognition and Segmentation in Collective Free Improvisation: An Exploratory Study. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSICAL PERCEPTION AND COGNITION, 2015. Proceedings [...]. [S. l.], 2015b.

CHADABE, Joel. Interacting Composing an Overview. Computer Music Journal, p. 22-27, 1984.

CLARKE E. F. Generative principles in music performance. In: SLOBODA, J. (ed.). Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation and Composition. Oxford: Oxford University Press: Oxford Scholarship Online, 2001.

COLEMAN, T. Polycyclic Improvisation. Tese (Doutorado) – University of Otago, Dunedin, 2016.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Educação e pensamento musical: a improvisação e o desenvolvimento da percepção no processo de configuração do pensamento musical através de uma cognição criativa. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 10., 2001, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia, 2001.

COSTA, Rogério. Música errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Fapesp; Perspectiva, 2016.

COSTA, R. L. M.; SCHAUB, S. Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 18., 2013, Natal. Anais [...]. Natal, 2013. p. 8.

DAHLSTEDT, P.; NILSSON, P. A.; ROBAIR, G. The bucket system - a computer mediated signaling system for group improvisation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 2015, Los Angeles. Proceedings [...]. Los Angeles, 2015.

DALE, M. What is Comprovisation? Tese (Doutorado) – Mills College, Oakland, 2008.

DELIÈGE, Celèstin. Indetermination et improvisation. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, v. 2, n. 2, p. 155-191, 1971.

DUDAS, Richard. “Comprovisation”: The Various Facets of Composed Improvisation within Interactive Performance Systems. Leonardo Music Journal, v. 20, p. 29-31, Dec. 2010.

FALLEIROS, M. Palavras sem discurso: estratégias criativas na livre improvisação. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

FARACO, Arthur. Reflexões sobre as noções de complexidade e emergência na livre improvisação coletiva. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 30., 2020, Manaus. Anais [...]. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2020.

FARACO, Arthur; FALLEIROS, Manuel. Análise da peça à deriva sob a perspectiva da comprovisação como prática experimental. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL, 5., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019.

FUJAK, J. Comprovisación: notas para la discusión sobre la validez del concepto. Oro Molido, Madrid, v. 33, 2011.

FURLANETE, Fábio. Política da experiência estética: improvisação como objeto dos discursos artístico e acadêmico. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 29., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019.

GLOBOKAR, V. Reacting. IIMA - International Improvised Music Archive, 1970. Disponível em: http://intuitivemusic.dk/iima/vg_reacting.htm.

GOUDARD, V. John, the semi-conductor: a tool for comprovisation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGIES FOR MUSIC NOTATION AND REPRESENTATION, 4., 2018. Proceedings [...]. [S. l.], 2018.

HAENISCH, M. Emergence: On a theoretical term in current improvisation research. In: BEINS, B.; KESTEN, C.; NAUCK, G.; NEUMANN, A. (ed.). Echtzemusik Berlin: Self-defining a scene. Hofheim am Taunus: Wolke Verlag, 2011. p. 186-201.

HANNAN, Michael. Interrogating comprovisation as practice-led research. ePublications@SCU, Southern Cross University, p. 17, 2006.

JOST, E. Free Jazz. 1. ed. Viena: Da Capo Press, 1994.

KUEHN, F. M. C. Interpretação - reprodução musical - teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual das práticas interpretativas. Per Musi, Belo Horizonte, n. 26, p. 7-20, 2012.

LEEUW, T. d.; GROOT, R. d. Music of the twentieth century: a study of its elements and structure. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2005.

LEHMANN, A. C.; KOPIEZ, R. The difficulty of discerning between composed and improvised music. Musicae Scientiae, ESCOM - European Society for the Cognitive Sciences of Music, p. 113-129, 2010.

LEWIS, George. Improvised music after 1950: Afrological and eurological perspectives. Black Music Research Journal, v. 16, n. 1 p. 91-122, 1996.

LOUZEIRO, P. The comprovisador’s real time notation interface. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CMMR, 13., 2017, Matosinhos (Portugal). Proceedings [...]. Matosinhos (Portugal), 2017.

MAILMAN, Joshua. Improvising synesthesia: Comprovisation of generative graphics and music. Leonardo Eletronic Almanac, v. 19, 2013.

MISTERY and manners. Compositor: J. Rapson. Iowa City; Campinas: MOMU Records, 2011. 1 CD.

MOORE, R. The decline of improvisation in western art music: An interpretation of change. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, Zagreb, v. 23, n. 1, p. 61-84, 1992.

NASCIMENTO, J. P. C. do. Abordagens do pós-moderno em música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

NETTL, Bruno. Thoughts on Improvisation: A Comparative Approach. The Musical Quarterly, v. 60, n. 1, p. 1-19, 1974.

NETTL, Bruno; RUSSEL, M. In the course of performance: studies in the world of musical improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

NYMAN, Michael. Experimental music: Cage and beyond. 2. ed. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1999.

BIJIAKU, C. “Comprovisation” in igbo choral art music (icam): An introduction. Journal of The Musical Arts in Africa, v. 16, p. 127-142, 2019.

PAPAGEORGIOU, D. The notion of seyir as a conceptual and typological scheme for comprovisation. Principal of Music Composing: Phenomenom of Melody, v. 15, 2015.

PRESSING, Jeff. Psychological constraints on improvisation. In: NETTL, M. R. B. (ed.). In the Course of Performance: Studies inthe World of Musical Improvisation. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.

SAVOURET, Alain. Introduction à un solfège de l’audible: l’improvisation libre comme outil pratique. Lyon: Symétrie, 2010.

SAWYER, Keith. Group Creativity: Music, theater, collaboration. New York: Routledge,

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Music / Culture, Wesleyan University Press, 1998.

STENSTRÖM, H. Free ensemble improvisation. Tese (Doutorado) – Academy of Music and Drama, Faculty of Fine, Applied and Performing Arts, University of Gothenburg, Göteborg, 2009.

STEWART. J. No Boundary Line to Art: “Bebop” as Afro-Modernist Discourse. American Music, v. 29, n. 3, p. 332, 2011.

STONE, K. Music Notation in the Twentieth Century. New York; London: W. W. Norton & Company, 1980.

TRENKAMP, A. The Concept of ‘Alea’ in Boulez’s ‘Constellation-Miroir’. Music & Letters, v. 57, n. 1, p. 1-10, 1976.

VASSILANDONAKIS, Y. An Interview with Trevor Wishart. Computer Music Journal, v. 33, n. 2, p. 8-23, June 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

FARACO, Arthur. insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0002. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/18706. Acesso em: 28 mar. 2024.