Projetando o espectro do som no espaço: imagens-movimento de parciais e grãos sonoros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020571

Palavras-chave:

Música eletroacústica, espaço, morfologia sonora, ambissonia de ordem superior, sistemas imersivos

Resumo

Enquanto o tempo é sempre mencionado como característica inerente à música, o espaço na maioria das vezes não é tratado como categoria operatória da composição, algo que mudou de figura durante o século XX devido a novas abordagens composicionais e teóricas. Este artigo apresenta a construção de um instrumento digital em Max/MSP maleável a diferentes configurações de difusão sonora e congregando diferentes possibilidades de síntese com espacialização em ambissonia de ordem superior, com o intuito de integrar o espectro do som à espacialização na música eletroacústica (acusmática ou mista) pela projeção de parciais e/ou grãos em movimento no espaço de difusão. Para tanto, são apresentados os
seguintes referenciais teóricos: 1) abordagens históricas do espaço na composição musical com ênfase nos séculos XX e XXI; 2) o sistema Ambisonics; e 3) uma conceituação sobre os modelos sonoros ondulatório e granular, dessa forma situando a proposta na área da criação musical para sistemas com grande densidade de alto- -falantes. Como resultados, apresento as ferramentas de composição e espacialização incluídas no instrumento digital desenvolvido, além do experimento composicional Imagens transdutivas. Como conclusão, esboça-se uma reflexão sobre a percepção sonora em sistemas imersivos a partir das ideias de imagem-movimento e blocos de espaço-tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Federal do Mato Grosso

Atua principalmente nas áreas de composição e análise musical com suporte computacional. É professor da Universidade Federal do Mato Grosso, das disciplinas de harmonia, eletroacústica e composição, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Estudou composição com José Manuel López López, Silvio Ferraz e Flo Menezes, e técnicas de processamento sonoro da música mista com Alain Bonardi e Anne Sèdes. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com período sanduíche no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8, Mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, sob supervisão do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Foi um dos premiados do Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, na categoria solos, música acusmática e mista. Suas composições já foram executadas em conferências e festivais tais como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTeM, BIMESP, SBCM, ANPPOM e CDMC 30 anos.

Referências

BARREIRO, Daniel. Investigación y creación en música electroacústica: composición y performance con sistemas multicanales e interfaces gestuales. In: QUARANTA, Daniel (org.). Creación musical, investigación y producción académica: desafíos para la música en la universidad. Morelia: Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras, 2017.

BOULEZ, Pierre. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Denoël/Gonthier, 1963.

CHOWNING, John. The synthesis of complex audio spectra by means of frequency modulation. Journal of the Audio Engineering Society, v. 21, n. 7, p. 527-534, 1973.

COLAFRANCESCO, Julien; GUILLOT, Pierre; PARIS, Eliott. Tutoriel de la bibliotèque HOA pour Max/MSP. Paris: Centre de recherche Informatique et Création Musicale/Université Paris 8, 2015.

DANIEL, Jérôme. Evolving Views on HOA: From Technological to Pragmatic Concerns. In: THE AMBISONICS SYMPOSIUM, 1., 2009, Graz. Proceedings […]. Graz: Institute of Electronic Music and Acoustics, 2009, p. 1-18.

DANIEL, Jérôme. Spatial sound encoding including near field effect: introducing distance coding filters and a viable, new ambisonic format. In: AES INTERNATIONAL CONFERENCE, 23., 2003, Copenhagen. Proceedings […]. New York: Audio Engineering Society Press, 2003.

DANIEL, Jérôme; NICOL, Rozenn; MOREAU, Sábastien. Further Investigations on High Order Ambisonics and Wavefield Synthesis for Holophonic Sound Imaging. In: CONVENTION OF THE AUDIO ENGINEERING SOCIETY, 114., 2003, Amsterdam.

Proceedings […]. New York: Audio Engineering Society Press, 2003.

DE BROGLIE, Louis. Recherche sur la théorie des quanta [1924]. Annales de La Fondation Louis De Broglie, v. 17, n. 1, 1992. Disponível em: https://tel.archivesouvertes. fr/tel-00006807. Acesso em: 6 maio 2020.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2018 [1983].

FELGETT, Peter. Ambisonics. Part One: General System Description. Studio Sound, London, v. 17, n. 8, p. 20-22, 40, 1975.

GARAVAGLIA, Javier. Creating Multiple Spatial Settings with “Granular Spatialization” in the High-Density Loudspeaker Array of the Cube Concert Hall. Computer Music Journal, Cambridge, v. 40, n. 4, p. 79-90, 2016.

GERZON, Michael. Ambisonics. Part Two: Studio Techniques. Studio Sound, London, v. 17, n. 8, p. 24-26, 28, 30, 1975.

GRISEY, Gérard. A propos de la synthèse instrumentale. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008 [1979]. p. 35-37.

KANACH, Sharon. Music and Architecture by Iannis Xenakis. Hillsdale: Pendragon Press,

LYON, Eric. Multichannel Sound Design. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 45., 2019, New York. Proceedings […]. San Francisco: International Computer Music Association, 2019.

MENEZES, Flo. A espacialidade na música eletroacústica. In: MENEZES, Flo. Atualidade estética da música eletroacústica. São Paulo: Ed. Unesp, 1999. p. 21-31.

NORMANDEAU, Robert. Timbre spatialization: the medium is the space. Organised Sound, Cambridge, v. 14, n. 3, p. 277-285, 2009.

NUNES, Emmanuel. Tempo e espacialidade: em busca dos lugares do tempo. In: ASSIS, Paulo de (org.). Emmanuel Nunes escritos e entrevistas. Lisboa: Casa da Música/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2011 [1993]. p. 191-210.

ROADS, Curtis. Microsound. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.

ROSSETTI, Danilo. A percepção do timbre em Farben Op. 16 n. 3 de Schoenberg: uma abordagem estética e psicoacústica. Revista Música, v. 17. n. 1, p. 292-324, 2017.

ROSSETTI, Danilo. Das imagens à criação de formas sonoras: uma possível epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, v. 6, n. 2, p. 1-27, 2018.

ROSSETTI, Danilo. Música: arte temporal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓSGRADUANDOS EM MÚSICA, 1., 2010, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Unirio, 2010, p. 1017-1026.

ROSSETTI, Danilo. Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma: uma abordagem analítica e composicional. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. Analysis of Granular Acousmatic Music: Representation of Sound Flux and Emergence. Organised Sound, v. 24, n. 2, p. 205- 216, 2019.

ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. Studying the Perception of Sound in Space: Granular Sounds Spatialize in a High-Order Ambisonics System. Revista Opus, v. 26, n. 1, no prelo, 2020.

SCHAEFFER, Pierre; REIBEL, Guy. Solfejo do objecto sonoro. Trad. António de Sousa Dias. Paris: INA-GRM, 2007. Disponível em: https://ears.pierrecouprie.fr/IMG/pdf/SchaefferSOS_ASD.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.

SCHOENBERG, Arnold. Composition with Twelve Tones. In: SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. New York: Philosophical Library, 1950 [1941]. p. 170-235.

SÈDES, Anne; GUILLOT, Pierre; PARIS, Elliot. The HOA Library, Review and Prospects. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 40., 2014, Athens. Proceedings […]. San Francisco: International Computer Music Association, 2014. p. 855- 860.

SETHARES, William. Tuning, timbre, spectrum, scale. 2. ed. New York: Springer, 2005.

SIMONDON, Gilbert. L’amplification dans les processus d’information. In: SIMONDON,

Gilbert. Communication et information: cours et conférences. Chatou: La Transparence, 2010 [1962]. p. 159-176.

SOLOMOS, Makis. De la musique au son: l’émergence du son dans la musique des XXe-XXIe siècles. Rennes: Presses Universitaires, 2013.

STOCKHAUSEN, Karlheinz. Musik im Raum. In: STOCKHAUSEN, Karlheinz. Texte zur elektronischen und instrumentalen Musik. Colônia: DuMont, 1988 [1958]. p. 152-175.

TORCHIA, Rayan; LIPPE, Cort. Techniques for multi-channel real-time spatial distribution using frequency-domain processing. In: CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 4., 2004, Hamamatsu. Proceedings […]. Hamamatsu: Shizuoka University of Art and Culture, 2004. p. 116-119.

WAKEFIELD, Garry. Third-Order Ambisonics Extensions for Max/MSP with Musical Applications. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 32., 2006, New Orleans. Proceedings […]. San Francisco: International Computer Music Association, 2006. p. 123-126.

XENAKIS, Iannis. La voie de la recherche et de la question. In: XENAKIS, Iannis. Kéleütha Écrits. Paris: L’Arche, 1994 [1965]. p. 67-87.

XENAKIS, Iannis. Musiques formelles. La Revue Musicale. Paris: Richard Masse, 1962.

XENAKIS, Iannis. Vers un métamusique. In: XENAKIS, Iannis. Musique architecture. 2. ed. Tournai: Casterman, 1976 [1967]. p. 38-70.

Downloads

Publicado

2020-10-18

Como Citar

ROSSETTI, Danilo. Projetando o espectro do som no espaço: imagens-movimento de parciais e grãos sonoros. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020571. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17084. Acesso em: 28 mar. 2024.