Da composição à estreia: uma análise das fontes musicográficas do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0110Keywords:
Octavio Maul, concerto para piano e orquestra, fontes musicográficas, tradição textual, música brasileiraAbstract
Este artigo refere-se à tradição do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul, composto em 1950 e estreado em 1951 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa concentra-se na análise das fontes musicográficas manuscritas da obra, localizadas na Fundação Biblioteca Nacional e na Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. Os testemunhos examinados, autógrafos e cópias, revelam um processo criativo contínuo, marcado por revisões textuais e adaptações para performance. A investigação identifica modificações substanciais na partitura — como alterações de andamentos, reescrita de trechos instrumentais e indicações suplementares de execução — realizadas por Maul possivelmente durante os ensaios preparatórios, refletindo sua atuação como compositor-intérprete. Uma análise crítica de fontes permite compreender a natureza dinâmica da obra e evidencia a relevância do compositor no panorama da música de concerto brasileira do século XX. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de uma edição que sistematize as modificações textuais e favoreça a circulação da obra no repertório contemporâneo.
Downloads
References
CAMBRAIA, A. C. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CAMBRAIA, A. C. Crítica textual. In: GONÇALVES, Adair Vieira; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa (org.). Ciências da linguagem: o fazer científico? v. 1. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
CONCERTO Otávio Maul. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 2, 4 jul. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_14/8410. Acesso em: 11 abr. 2025.
CONCERTO Sinfônico no Municipal. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 6, 29 jun. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_14/8344. Acesso em: 11 nov. 2023.
FEDER, G. Music philology: an introduction to musical textual criticism, hermeneutics, and editorial technique. Tradução de Bruce C. MacIntyre. Hillsdale (NY): Pendragon Press, 2011. (Monographs in Musicology, n. 14).
FRANÇA, E. N. Música. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 51, n. 17881, p. 9, 5 jul. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_06/10592. Acesso em: 11 nov. 2023.
GRIER, J. The critical editing of music: history, method, and practice. New York: Cambridge University Press, 1996.
GUANABARINO, O. Pelo mundo das artes. Folhetim do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 101, n. 242, p. 2, 12 out. 1928. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_11/30328. Acesso em: 19 out. 2023.
LAZELOTTE, R. S. G.; SEIXAS, G. B. Fosca, onde te escondes? In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 30., 2020, Manaus. Anais [...]. Manaus: ANPPOM, 2020.
MASSARANI, R. Música. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano 61, n. 152, p. 10, 4 jul. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_07/12116. Acesso em: 15 nov. 2023.
MAUL, O. B. Dados biográficos. Academia Brasileira de Música. Rio de Janeiro: ABM, [s.d.]. Documento físico, 14 p. Elaborado pelo autor. Dados organizados para a ABM.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, 1950. Partitura manuscrita da grade de orquestra. 231 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, 1951. Partitura manuscrita da grade de orquestra. 4 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, [s.d.]. Partituras manuscritas das partes cavadas (Violino I, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Trompete, Trompa, Trombone, Fagote, Oboé I, Flauta I e Tímpano).
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, [s.d.]. Partitura manuscrita da versão para dois pianos. 81 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Apógrafo, [s.d.]. Partitura manuscrita da grade de orquestra copiada por Oscar Carvalho. 190 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Apógrafo, [s.d.]. Partitura manuscrita da parte do piano copiada por Oscar Carvalho. 46 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Apógrafo, [s.d.]. Partituras manuscritas das partes cavadas (Violino II, Tuba, Oboé II e Clarinete).
MURICY, Andrade. Pelo mundo da música. Jornal do Commercio (RJ), Rio de Janeiro, 4 jul. 1951, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_14/8410. Acesso em: 17 jul. 2025.
O cinema e a música. Revista de Petrópolis, Petrópolis, ano 3, n. 17, p. 30, 1 mar. 1924. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/230537/375. Acesso em: 20 out. 2023.
SPINA, S. Introdução à edótica: crítica textual. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977.
UM concerto synphonico em Petrópolis. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 22, n. 8586, p. 8, 7 set. 1922. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_03/11792. Acesso em: 14 out. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rodrigo Warken, Drª. Maria Bernardete Castelan Póvoas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant to the journal the right of first publication, whilst simultaneously permitting their work to be licensed under the Creative Commons License Attribution, which allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
2. Contributions in this journal are open access; this means they are based in free use, and non-commercial applications.




