Da composição à estreia: uma análise das fontes musicográficas do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0110

Palavras-chave:

Octavio Maul, concerto para piano e orquestra, fontes musicográficas, tradição textual, música brasileira

Resumo

Este artigo refere-se à tradição do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul, composto em 1950 e estreado em 1951 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa concentra-se na análise das fontes musicográficas manuscritas da obra, localizadas na Fundação Biblioteca Nacional e na Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. Os testemunhos examinados, autógrafos e cópias, revelam um processo criativo contínuo, marcado por revisões textuais e adaptações para performance. A investigação identifica modificações substanciais na partitura — como alterações de andamentos, reescrita de trechos instrumentais e indicações suplementares de execução — realizadas por Maul possivelmente durante os ensaios preparatórios, refletindo sua atuação como compositor-intérprete. Uma análise crítica de fontes permite compreender a natureza dinâmica da obra e evidencia a relevância do compositor no panorama da música de concerto brasileira do século XX. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de uma edição que sistematize as modificações textuais e favoreça a circulação da obra no repertório contemporâneo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Warken, UDESC

Rodrigo Warken é mestre em música e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formou-se bacharel em música (Instrumento Piano) pela UNIRIO, com aperfeiçoamento na University of California (UCLA). Foi professor de produção cultural do quadro permanente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e professor auxiliar de planejamento cultural do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Suas atividades artísticas incluem turnês, recitais de música de câmara e gravações de compositores como Cláudio Santoro e Edino Krieger. Em 2024, editou um álbum de partituras para piano inéditas do compositor José Brazilício de Souza.

Drª. Maria Bernardete Castelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora titular na UDESC, atua no programa de Pós-Graduação em Música. É doutora, mestre e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio na Iowa University e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, INET-md, Portugal. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa interdisciplinar sobre prática instrumental, realização de repertório solo e de câmara, e estratégias técnico-funcionais relacionadas a áreas que tratam do movimento humano, com foco no desempenho e resultado sonoro. Participa de apresentações em eventos e publicações nacionais e internacionais. Como pianista foi orientada por Dirce Knignik (Brasil), Sebastian Benda (Suíça/Brasil), Eveline Flaow (França) e René Lecuona (EUA), realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD de obras solo e de câmara.

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Publicado

14-12-2025

Como Citar

WARKEN, Rodrigo; BERNARDETE CASTELAN PÓVOAS, Maria. Da composição à estreia: uma análise das fontes musicográficas do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0110, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0110. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27144. Acesso em: 15 dez. 2025.