Da composição à estreia: uma análise das fontes musicográficas do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0110Palavras-chave:
Octavio Maul, concerto para piano e orquestra, fontes musicográficas, tradição textual, música brasileiraResumo
Este artigo refere-se à tradição do Concerto para Piano e Orquestra de Octávio Maul, composto em 1950 e estreado em 1951 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa concentra-se na análise das fontes musicográficas manuscritas da obra, localizadas na Fundação Biblioteca Nacional e na Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. Os testemunhos examinados, autógrafos e cópias, revelam um processo criativo contínuo, marcado por revisões textuais e adaptações para performance. A investigação identifica modificações substanciais na partitura — como alterações de andamentos, reescrita de trechos instrumentais e indicações suplementares de execução — realizadas por Maul possivelmente durante os ensaios preparatórios, refletindo sua atuação como compositor-intérprete. Uma análise crítica de fontes permite compreender a natureza dinâmica da obra e evidencia a relevância do compositor no panorama da música de concerto brasileira do século XX. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de uma edição que sistematize as modificações textuais e favoreça a circulação da obra no repertório contemporâneo.
Downloads
Referências
CAMBRAIA, A. C. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CAMBRAIA, A. C. Crítica textual. In: GONÇALVES, Adair Vieira; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa (org.). Ciências da linguagem: o fazer científico? v. 1. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
CONCERTO Otávio Maul. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 2, 4 jul. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_14/8410. Acesso em: 11 abr. 2025.
CONCERTO Sinfônico no Municipal. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 6, 29 jun. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_14/8344. Acesso em: 11 nov. 2023.
FEDER, G. Music philology: an introduction to musical textual criticism, hermeneutics, and editorial technique. Tradução de Bruce C. MacIntyre. Hillsdale (NY): Pendragon Press, 2011. (Monographs in Musicology, n. 14).
FRANÇA, E. N. Música. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 51, n. 17881, p. 9, 5 jul. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_06/10592. Acesso em: 11 nov. 2023.
GRIER, J. The critical editing of music: history, method, and practice. New York: Cambridge University Press, 1996.
GUANABARINO, O. Pelo mundo das artes. Folhetim do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 101, n. 242, p. 2, 12 out. 1928. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_11/30328. Acesso em: 19 out. 2023.
LAZELOTTE, R. S. G.; SEIXAS, G. B. Fosca, onde te escondes? In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 30., 2020, Manaus. Anais [...]. Manaus: ANPPOM, 2020.
MASSARANI, R. Música. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano 61, n. 152, p. 10, 4 jul. 1951. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_07/12116. Acesso em: 15 nov. 2023.
MAUL, O. B. Dados biográficos. Academia Brasileira de Música. Rio de Janeiro: ABM, [s.d.]. Documento físico, 14 p. Elaborado pelo autor. Dados organizados para a ABM.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, 1950. Partitura manuscrita da grade de orquestra. 231 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, 1951. Partitura manuscrita da grade de orquestra. 4 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, [s.d.]. Partituras manuscritas das partes cavadas (Violino I, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Trompete, Trompa, Trombone, Fagote, Oboé I, Flauta I e Tímpano).
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Autógrafo, [s.d.]. Partitura manuscrita da versão para dois pianos. 81 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Apógrafo, [s.d.]. Partitura manuscrita da grade de orquestra copiada por Oscar Carvalho. 190 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Apógrafo, [s.d.]. Partitura manuscrita da parte do piano copiada por Oscar Carvalho. 46 f.
MAUL, O. B. Concerto para Piano e Orquestra. Música orquestral. Rio de Janeiro: Apógrafo, [s.d.]. Partituras manuscritas das partes cavadas (Violino II, Tuba, Oboé II e Clarinete).
MURICY, Andrade. Pelo mundo da música. Jornal do Commercio (RJ), Rio de Janeiro, 4 jul. 1951, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_14/8410. Acesso em: 17 jul. 2025.
O cinema e a música. Revista de Petrópolis, Petrópolis, ano 3, n. 17, p. 30, 1 mar. 1924. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/230537/375. Acesso em: 20 out. 2023.
SPINA, S. Introdução à edótica: crítica textual. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977.
UM concerto synphonico em Petrópolis. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 22, n. 8586, p. 8, 7 set. 1922. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_03/11792. Acesso em: 14 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Warken, Drª. Maria Bernardete Castelan Póvoas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




