Projetando o espectro do som no espaço: imagens-movimento de parciais e grãos sonoros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020571

Palavras-chave:

Música eletroacústica; espaço; morfologia sonora; ambissonia de ordem superior; sistemas imersivos..

Resumo

Enquanto o tempo é sempre mencionado como característica inerente à música, o espaço na maioria das vezes não é tratado como categoria operatória da composição, algo que mudou de figura durante o século XX devido a novas abordagens composicionais e teóricas. Este
artigo apresenta a construção de um instrumento digital em Max/MSP maleável a diferentes configurações de difusão sonora e congregando diferentes possibilidades de síntese com espacialização em ambissonia de ordem superior, com o intuito de integrar o espectro do som à espacialização na música eletroacústica (acusmática ou mista) pela projeção de parciais e/ou grãos em movimento no espaço de difusão. Para tanto, são apresentados os
seguintes referenciais teóricos: 1) abordagens históricas do espaço na composição musical com ênfase nos séculos XX e XXI; 2) o sistema Ambisonics; e 3) uma conceituação sobre os modelos sonoros ondulatório e granular, dessa forma situando a proposta na área da criação musical para sistemas com grande densidade de alto- -falantes. Como resultados, apresento as ferramentas de composição e espacialização incluídas no instrumento digital desenvolvido, além do experimento composicional Imagens transdutivas. Como conclusão, esboça-se uma reflexão sobre a percepção sonora em sistemas imersivos a partir das ideias de imagem-movimento e blocos de espaço-tempo.

Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Federal do Mato Grosso

Atua principalmente nas áreas de composição e análise musical com suporte computacional. É professor da Universidade Federal do Mato Grosso, das disciplinas de harmonia, eletroacústica e composição, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Estudou composição com José Manuel López López, Silvio Ferraz e Flo Menezes, e técnicas de processamento sonoro da música mista com Alain Bonardi e Anne Sèdes. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com período sanduíche no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8, Mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, sob supervisão do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Foi um dos premiados do Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, na categoria solos, música acusmática e mista. Suas composições já foram executadas em conferências e festivais tais como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTeM, BIMESP, SBCM, ANPPOM e CDMC 30 anos.

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

ROSSETTI, D. Projetando o espectro do som no espaço: imagens-movimento de parciais e grãos sonoros. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020571. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17084. Acesso em: 17 out. 2021.