Apontamentos sobre a linguagem musical de Estércio Marquez Cunha em suas obras para metais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e05114

Palavras-chave:

linguagem musical, composições para metais, Estércio Marquez Cunha

Resumo

Este texto tem por objetivo trazer apontamentos sobre a linguagem musical utilizada pelo compositor Estércio Marquez Cunha em suas composições para metais. Para a discussão são apresentados aspectos da música brasileira a partir do século XX a fim de contextualizar a obra do compositor no panorama musical brasileiro de seu tempo. São descritas características gerais de algumas obras que incluem os metais como instrumentos solistas e desse conjunto de composições, a obra “coral” é analisada mais detalhadamente. Portanto a pesquisa é de cunho bibliográfico com análise de documento. A partir das análises e reflexões pôde-se observar que a linguagem musical de Estécio Marquez Cunha apresenta elementos tanto da tradição da música ocidental quanto da atualidade, o que a possibilita estimular novas percepções.

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Biografia do Autor

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Goiás

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). 

                                                                                                   

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Publicado

26-08-2025

Como Citar

COSTA, Cristiano Aparecido da. Apontamentos sobre a linguagem musical de Estércio Marquez Cunha em suas obras para metais. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, p. 1–11, 2025. DOI: 10.5965/235809252812024e05114. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/25078. Acesso em: 9 set. 2025.

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