Desenvolvimento profissional de professores iniciantes no ensino superior: um estudo no curso de Psicologia em Porto Velho-RO

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DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723826602025061

Mots-clés :

desenvolvimento profissional, professores iniciantes no ensino superior, identidade docente

Résumé

Este estudo buscou investigar os componentes que influenciam o desenvolvimento profissional de professores iniciantes no curso de Psicologia de uma instituição privada de ensino superior localizada em Porto Velho-RO. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter descritivo (Bogdan; Biklen, 2013), utilizando-se como fonte de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professores que possuíam até três anos de experiência docente (Huberman, 1995). A análise temática (Braun; Clarke, 2012) revelou três eixos principais: i) Liberdade pedagógica e normas institucionais; ii) Reconhecimento profissional e realidade do trabalho; e iii) Desenvolvimento docente e desafios formativos. Os resultados indicam que, embora os professores percebam uma certa autonomia em suas práticas pedagógicas, esta é limitada por normas institucionais rígidas, dificultando a implementação de práticas inovadoras. Além disso, a discrepância entre o reconhecimento social e a valorização financeira é um fator de insatisfação entre os docentes. A carência de formação pedagógica adequada e de suporte institucional contribui para um sentimento de insegurança e improvisação no exercício da docência. Esses fatores destacam a necessidade de políticas institucionais que favoreçam a valorização e o desenvolvimento contínuo dos professores, de modo a promover um ambiente propício à construção de uma identidade profissional docente no ensino superior, alicerçada no aprimoramento das práticas pedagógicas.

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Publiée

2025-04-28

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CARVALHO FILHO, Josué José de; BEZERRA, Gabrielle Selleri; ZANELATO, Eliéte. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes no ensino superior: um estudo no curso de Psicologia em Porto Velho-RO. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 60, p. 61–84, 2025. DOI: 10.5965/1984723826602025061. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27183. Acesso em: 11 sept. 2025.