Tensões e impasses na Reforma do Ensino Médio: a implementação escolar do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense na visão dos professores de História
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723826602025308Mots-clés :
ensino de História, Novo Ensino Médio, BNCC, Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem)Résumé
Téléchargements
Références
ABUD, Kátia Maria. Ensino de história e Base Nacional Comum Curricular: desafios, incertezas e possibilidades. In: RIBEIRO JÚNIOR, Halferd Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (org.). Ensino de história e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. p. 13-26.
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2024.
BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1171/117162553033/html/ Acesso em: 24 fev. 2025.
CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 93-112, set. 2001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2133. Acesso em: 26 fev. 2024.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, Boitempo, 2016.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUARINELLO, Noberto Luiz. História antiga. São Paulo: Contexto, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/30732392/ENSINO_DE_HIST%C3%93RIA_CONJUNTURA_POL%C3%8DTICA_BRASILEIRA_E_DEMOCRACIA_REFLEX%C3%95ES_A_PARTIR_DA_ANTIGUIDADE. Acesso em: 15 nov. 2024.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KOSELLECK, Reinhardt. Futuro passado: contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.
SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 2 – formação geral básica / Secretaria de Estado da Educação. - Florianópolis: Gráfica Coan, 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/4fbb3d36-8922-46a4-bedf-e0162cb8b310/. Acesso em: 10 ago. 2023.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis, 2014. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/servicos/professores-e-gestores/16977-nova-proposta-curricularde-sc-2014. Acesso em: 10 ago. 2023.
SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O ensino de história em perspectiva neotecnicista: sentidos de atitude historiadora nas políticas curriculares hodiernas. In: PINTO JR. Arnaldo; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. A BNCC de história: entre prescrições e práticas. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2022. p. 155-192.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
VAZ, Rafael Araldi; SOLER, Rodrigo Diaz de Vivar y. Escola do Cansaço: gestão do desempenho e racionalidade bio/necro/política na educação neoliberal. Aceno – Revista de Antropologia do Centro-Oeste. Cuiabá: UFMT, v. 11, n. 26, p. 237-248, mai/ago 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/17236. Acesso em: 12 jan. 2025.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.