Characterization of the brazilian public of podcast outstanding and interfaces with education

Authors

  • Weslley Kozlik Silva Centro Universitário Uniguairacá
  • Graziella Medeiros Guadagnini Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • Jamile Santinello Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822502021246

Keywords:

education, information Technology, podcast

Abstract

With the break from the traditional paradigm into an emerging paradigm the forms of knowledge and science become much more democratic. Information and Communication Technologies (ICT) are examples of forms of knowledge based on this new paradigm, and an ICT that stands out for its educational and democratic potential is podcast. In this way, the research aims to characterize the Brazilian population of podcast listeners, relating this characterization to the educational possibilities of the podcast. This objective is achieved through documentary methodology. In general, the podcast listener population belongs to large virtual communities, is male and is in Higher Education, being listeners for more than four years. The growth of the interest of this population for the subjects of education, history and politics stands out.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Weslley Kozlik Silva, Centro Universitário Uniguairacá

Doutorando em educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Guairacá. Graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Coordenador administrativo e Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia - LECET. Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura - GETEC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação - GIEDH.

Graziella Medeiros Guadagnini, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Artista Visual e Fotógrafa. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós-graduada em Fotografia pela Universidade de Araraquara. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (FAV - UFG). Atualmente é docente na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Faculdade Guarapuava e na Instituição Futura Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Processos Criativos e Fotografia atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: criatividade, tecnologias educacionais, processos criativos e fotografia. Integrante do GETEC - Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura e é Coordenadora Pedagógica e Pesquisadora do LECET - Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia.

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR-2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Bacharel em Direito (2014-2018). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: Educação e Tecnologias, e Mestrado em Educação, nas disciplinas: Pesquisa em Educação, Tecnologia e Comunicação e, Comunicação, Educação e Tecnologia. Interesses de Pesquisas científicas nas áreas de: Comunicação e Educação, Pesquisa em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação-TIC, Informática e Educação, Educação a Distância-EAD, Tecnologias Digitais, e Tecnologias e Inclusão. Membro dos Grupos de Pesquisa autorizados pelo CNPq: Comunicação e Interfaces SocioCulturais- Linha: Comunicação e Educação; GETEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura- Linha de Pesquisa: Tecnologia, Educação e Cultura- Vice-lider; e GIEDH- Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano- Linha de Pesquisa: Processo de Ensino e de Aprendizagem. Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR (2015-2016). Vice-Coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR (2017-2019). Coordenadora Adjunta da UAB/UNICENTRO (2007-2016). Avaliadora de Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia- LECET/Unicentro e do Núcleo de Estudos NECET/Unicentro.

References

ABPOD. CBN. Podpesquisa, [s.l.], 2018. Disponível em: http://abpod.com.br/podpesquisa/. Acesso em: 9 dez. 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revistae-curriculum. São Paulo, v. 7, n.1, p. 1-19, abr. 2011.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração das tecnologias de informação e comunicação na Educação do Brasil e de Portugal: convergências e especificidades a partir do olhar deprofessores. Psic. da Ed., São Paulo, v. 35, p. 171-196, 2 sem. 2012. BENTO, Maria Cristina Marcelino; CAVALCANTE, Rafaela dos Santos. Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, Lorena, v. 4, n. 7, p. 113-120, jan./jun. 2013.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Arquivos de Áudio (Podcasts) para divulgação de Ciência no Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, Campos dos Goytacazes, Ano I, n. 1, p. 1-6, nov. 2008.

CAMPANHOLI, Julie Anne Macedo. Fotografia e educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam,São Paulo, n. 7, p. 1-16, 2 sem. 2014.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim (org.). Atas do encontro sobre web 2.0. Braga: CIEd, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

CURRY, Adam. Adam Curry. Biografia, [s.l.], 2018?. Disponível em: http://curry.com/bio. Acesso em: 20 nov. 2018.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do Podcastescolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação,São Paulo, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, out./dez. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, Daniel Marcondes. O uso do Podcastcomo recurso educacional. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, Diversidade musical e compromisso social: o papel da educação musica, 2008. Anais[...]. São Paulo, 2008, p. 1-7J.

ENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e os novos meios de comunicação. 2. ed. São Paulo: Aleph: 2009.LAKATOS, EvaMaria.

MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEMOS, André. Emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. Revista eletrônica 404nOtF0und, [s.l.], ano 5, v. 1, n. 46, n. p]., jun. 2005. Disponível em: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/mod/book/view.php?id=2274. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.MEDEIROS, Leila Lopes. Políticas públicas de formação docente face à inserção das TIC no espaçopedagógico. In: COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (org.). Educação a distância e formação de professores: relatos e experiências Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2007. p. 23-34.

MEDEIROS, Marcello Santos. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoroIn:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2005, Rio de Janeiro.Anais[...]. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: UERJ, 2005. p. 1-11.

MEDEIROS, Marcello Santos. Podcasting: um antípoda radiofônico. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília.Anais[...]. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: UnB, 2006. p. 1-11.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 8. ed. Campinas: Editora Papirus, 2002.

PAULA, João Basílio Costa. Podcasts educativos:possibilidades, limitações e a visão de professores de ensino superior.2010. Dissertação(Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Belo Horizonte, 2010.

REIS, Simone Rocha; SANTOS, Felipe Alan Souza; TAVARES, Jorge Alberto Vieira. O uso das TICs em sala de aula: uma reflexão sobre o seu uso no colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. In: LINHARES, Ronaldo Nunes (org.) In:SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 3., 2012, Aracajú. Anais [...]. Aracajú: Universidade Tiradentes –UNIT, 2012. p. 215-228.

ROLIM, Francisco Jefferson Rodrigues. A influência dos jogos eletrônicos na educação:uma abordagem sobre o lúdico no ensino da Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.

STEVENSON, Dennis. Information and comunications technology in UK schools: an independent inquiry. Londres, 1997. Disponível em: http://rubble.heppell.net/stevenson/ICT.pdf. Acesso em: 17 nov. 2018.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, n. 4, p. 79-97, 2014. Edição especial.

VANASSI, Gustavo Cardoso. Podcasting como processo midiático interativo. Monografia (Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda) –Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2007.

VIEIRA, Rosangela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Associação Brasileira de Educação a Distância. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10. p. 65-70.

YONEZAWA, Wilson Massashiro. O papel da Tecnologia da Informação na EaD. In: YONEZAWA, Wilson Massashiro; BARROS, Daniela Melaré Vieira (org.). Ead, tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013. p. 17-34.

Published

2021-12-10

How to Cite

SILVA, Weslley Kozlik; GUADAGNINI, Graziella Medeiros; SANTINELLO, Jamile. Characterization of the brazilian public of podcast outstanding and interfaces with education. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 246–265, 2021. DOI: 10.5965/1984723822502021246. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15723. Acesso em: 19 may. 2024.