Convergências entre Design Social e Design Centrado no Usuário: um estudo de casos em projetos acadêmicos de moda
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630632022e2367Mots-clés :
Design Social, Design Centrado no Humano, Projeto Acadêmico de ModaRésumé
Este artigo apresenta uma investigação das abordagens do Design Social e do Design Centrado no Usuário em projetos acadêmicos de moda. Primeiramente, são apresentados os fundamentos dos temas e, em seguida, um estudo de casos múltiplos em projetos acadêmicos, realizado em parceria com uma ONG de apoio a pessoas com deficiência visual, na cidade de Ponta Grossa (PR). Os projetos foram orientados pela metodologia centrada no usuário do toolkit Human Centered Design, da IDEO. O primeiro caso foi um coprojeto de oficina de Tie-dye. Já o segundo, um projeto empático, que resultou em um organizador de bolsa/mochila. Foi possível, então, constatar a viabilidade da interseção dessas abordagens para a realização de projetos acadêmicos, propiciando um olhar empático dos estudantes com os usuários.
Téléchargements
Références
ABRAS, C.; MALONEY-KRICHMAR, D.; PREECE, J. User-centered Design. In: BAINBRIDGE, W. et al. Berkshire Encyclopedia of Human-Computer Interaction, Massachusetts: Berkshire Publishing Group LLC, v. 2, p. 763-768, 2004.
BONOTTO, E. Abordagens e métodos orientados ao Design Social. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Design) –Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
CHENG, H. H.; CHOU, W. H. A curricular case study: Constructing the essential factors in “social design” teaching. International Journal of Information and Education Technology, [s. l.], v. 9, n. 9, p. 639–644, 2019.
GIACOMIN, J. What is Human Centered Design? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10., 2012, São Luís. Anais [...]. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 148-161.
HARADA, F. J. B. et al. O Design Centrado No Humano aplicado: A utilização da abordagem em diferentes projetos e etapas do design. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 8 n. 2, p. 87-107, 2016.
IDEO. HCD – Human Centered Design: Kit de ferramentas. EUA: Ideo, 2009. 102 p. Disponível em: http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/. Acesso em: 14 out. 2020.
ISO. International Organization for Standardization. ISO 9241-210:2010. Ergonomics of human-system interaction – Part 210: Human-centered design for interactive systems. 1. ed. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: https://www.iso.org/standard/52075.html. Acesso em: 07 out. 2020.
KRIPPENDORFF, K. Propositions of Human-centeredness: A Philosophy for Design. In: DURLING, D.; FRIEDMAN, K. (ed.). Doctoral Education in Design: Foundations for the Future. Staffordshire: Staffordshire University Press, 2000. p. 55-63.
LOWDERMILK, T. Design Centrado no usuário. São Paulo: Novatec, 2013.
MERINO, G. S. A. D. GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: NGD/Ufsc, 2016. Disponível em: https://ngd.ufsc.br/wp-content/uploads/2018/03/e-book-godp.pdf. Acesso em: 07 out. 2020.
NORMAN, D. O design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
PAZMINO, A. V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2007. Disponível em: http://bit.ly/2k8SohK. Acesso em: 06 out. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luciana da Silva Bertoso 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.