A importância da Extensão Universitária para o desenvolvimento acadêmico: Metodologia aplicada no Projeto Cariño

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020152

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento do Projeto de Extensão universitária Cariño, nos primeiros anos do projeto. Através da metodologia de base “Design Centrado no Humano” da IDEO, foi criada uma metodologia apropriada para a realização das capacitações do Projeto Cariño. O estudo teve início em 2017 e sua validação no ano de 2018. Para sua primeira etapa foi realizada a pesquisa qualitativa exploratória descritiva, aplicada à grupos focais em comunidades com vulnerabilidade social. A partir da proposta de capacitar pessoas para o melhor desenvolvimento humano sustentável, na geração de renda com o  ensino de técnicas manuais, costura e modelagem. A mensuração do impacto social nos períodos da capacitação foi traçada a partir da pesquisa quantitativa com escala Linkert para validação da aplicação das técnicas desenvolvidas e material didático. Percebe-se que a metodologia do projeto de extensão durante as capacitações apresentou aplicação positiva, validando os materiais desenvolvidos para a concretização da Extensão universitária a partir do design e na interdisciplinaridade da equipe de bolsistas do projeto. 

Biografia do Autor

Anerose Perini, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Laureate International Universities

Mestre em Design Estratégico, pela instituição Unisinos (2015). Possui especialização em Moda, Criatividade e Inovação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS (2009), graduação em Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atualmente é professora da Uniritter Laureate International Universities. Coordenadora do projeto de Extensão Cariño: roupas sustentáveis (2017/2018/2019).   

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

PERINI, A. A importância da Extensão Universitária para o desenvolvimento acadêmico: Metodologia aplicada no Projeto Cariño. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 152 - 166, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020152. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16351. Acesso em: 4 dez. 2021.