Estudo e análise do método de Julie Cole para a modelagem do vestuário em malha
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630632022e2293Mots-clés :
Modelagem, Malha, VestuárioRésumé
No desenvolvimento da modelagem para o vestuário em malha, deve-se considerar não apenas o grau de elasticidade da malha, mas, também, o ajuste desejado, a composição e a sua gramatura. No entanto, há uma carência de abordagens mais objetivas sobre todos os aspectos que envolvem a modelagem para peças em malha. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar o método da autora Julie Cole para a modelagem do vestuário em malha, por meio da confecção de blusas de manga comprida. Para isso, foram estudados os traçados dos blocos básicos da blusa e da manga, em três variações de ajuste: ajustado, semi ajustado e folgado. Foram selecionados seis tipos de malha, com a determinação do fator de elasticidade pelo método manual. Assim, com as porcentagens de elasticidade definidas, cada malha foi classificada de acordo com a abordagem e a nomenclatura de Cole (2016). Para a escolha do bloco básico conforme o ajuste desejado, a autora em questão apenas descreve o ajuste para malhas super elásticas. Dessa forma, fez-se necessário aplicar raciocínio da mesma para os outros tipos de malhas e, então, moldes com mais folgas foram criados, de forma que a disposição entre os ajustes e as categorias de elasticidade das malhas ficassem proporcionais. Além disso, buscou-se identificar parâmetros que possibilitassem a avaliação criteriosa das peças confeccionadas com o método de Cole (2016). Como resultado, dezoito blusas de manga longa foram confeccionadas. Durante a análise dos protótipos, observou-se que as blusas desenvolvidas segundo a abordagem de Cole (2016) possuem uma qualidade de ajuste adequada e uma modelagem com a geometria correspondente aos contornos do corpo.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, M. Tecnologia do Vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
COLE, J. Patternmaking with stretch knit fabrics. New York: Fairchild Books, 2016.
OSÓRIO, L. Modelagem: organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul: EDUCS, 2007. p. 17-20.
RICHARDSON, K. Designing and patternmaking for stretch fabrics. Fairchild Books, 2008.
SILVEIRA, I. Implantação da tecnologia CAD na Indústria do Vestuário: um estudo de caso. 2003. 212 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2003.
SPAINE, P. A. A. Modelagem plana industrial do vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/89758. Acesso em: 27 Ago. 2019.
WATKINS, P. Custom fit: is it fit for the customer? In: ANNUAL INTERNATIONAL FOUNDATION OF FASHION TECHNOLOGY INSTITUTES CONFERENCE, 8., 2006, Raleigh. Proceedings […]. Raleigh: North Carolina State University, 2006. p. 1-13. Disponível em: http://www.iffti.com/downloads/papers-presented/viii-NCSU,%202006/Full%20Paper/Watkins.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
WATKINS, P. Designing with stretch fabrics. Indian Journal of Fibre & Textile Research, v. 36, p. 366-379, 2011a.
WATKINS, P. Garment pattern design and comfort. In: SONG, Guowen. Improving comfort in clothing. Woodhead Publishing Limited, 2011b. p. 245-277.
ZIEGERT, B.; KEIL, G. Stretch fabric interaction with action wearables: defining a body contouring pattern system. Clothing and Textiles Research Journal, v. 6, n. 4, p. 54-64, 1988.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Julia Percebom, Isabel Italiano 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.