Turbante e identidade negra: uma análise pela semiótica discursiva aplicada a um post do Facebook
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630512021227Mots-clés :
Turbante, Identidade negra, Semiótica discursivaRésumé
O presente artigo teve como objetivo compreender a participação do vestuário na construção da identidade negra/africana na contemporaneidade. Para tal, utilizamos a semiótica discursiva, que foi aplicada a um post do Facebook de uma mulher negra, no qual ela usava o turbante e falava sobre ele. A análise efetuada nos permitiu compreender que o uso do turbante implica uma questão identitária, na qual a construção da identidade negra/africana se dá numa oposição à identidade branca/europeia, e ocorre dentro de uma narrativa em que, no presente, repete-se performaticamente uma prática vestimentária considerada originada pela ancestralidade africana. O uso do turbante apresenta-se, no post, como uma forma de conceder uma valorização eufórica à identidade negra/africana. De modo geral, o discurso constrói um tema de libertação, pois o uso do turbante enquanto algo eufórico se manifesta como uma maneira de se libertar do padrão de beleza e da visão de mundo eurocêntrica que constrói o turbante como símbolo do outro e manipula os negros e negras a erradicarem-no do uso cotidiano em prol de uma tentativa de entrar em conjunção com a alteridade branca/europeia.
Téléchargements
Références
BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV. São Paulo: Edusp, 2002.
BARNARD, Malcolm. Fashion statements: communication and culture. In: SCAPP, Ron; SEITZ, Brian (Eds.) Fashion Statements. New York: Palgrave Macmillan, 2011.
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
DOMINGUES, P. Movimento da negritude. Mediações, Londrina, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2005.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2013.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MANSFIELD, Eric. La symbolique du regard. Paris: Publibook, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Isaac Matheus Batista 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.