Arte e moda: uma experiência na Escolinha de Arte do Recife
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630512021111Mots-clés :
Arte/educação, Estamparia, Iza do Amparo, SustentabilidadeRésumé
Partindo da compreensão da Abordagem Triangular como caminho para elaboração de mundos por meio de interpretações de imagens, objetos artísticos e contextos, serão apresentados neste artigo alguns procedimentos arte/educativos desenvolvidos durante o curso de férias da Escolinha de Arte do Recife (EAR) no ano de 2020. A fim de registrar como a instituição vem atuando, primeiramente faremos uma breve contextualização histórica do surgimento da instituição e de suas perspectivas pedagógicas na contemporaneidade, para em seguida observarmos a atividade artística de estamparia com materiais alternativos. Apresentaremos como ocorreu o processo de formação estética e ética de crianças na EAR, como elas ampliaram suas percepções sobre as temáticas: Sustentabilidade, desigualdade social e Cultura local. No final, como será visto, guiado pelas técnicas de estamparia utilizadas por alguns artistas, o arte/educador promoveu experiências artísticas que prepararam previamente as crianças para a experiência do encontro presencial com a artista Iza do Amparo.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. de. Abordagem triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Recife: Editora SESC, 2016
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 27-35
IAVELBERG, Rosa. Para Gostar de Aprender Arte, Sala de Aula e Formação de Professores. Porto Alegre: Artmed. 2003
PUCCINI, Camila; ROBIC, André. Lowsumerism: o consumo consciente no mercado da moda. XI Semana de extensão, pesquisa e pós-graduação – sepesq sepesq, out. 2015. Laureate International Universities . UniRitter. Porto alegre: 2015. Acesso:https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/663/753.pdf
SILVA, Maria Betânia e. Memórias não são só memórias: a Escolinha de Arte do Recife (1953-2013). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.
Figura 1: https://www.spotart.com.br/izadoamparo
Figura 2:https://www.spotart.com.br/izadoamparo
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés EDIEL ANDRADE MOURA 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

