Aspectos da moda no espaço escolar: inclusão, identificação e exclusão
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630422020201Mots-clés :
moda , espaço escolar , comunicaçãoRésumé
O presente artigo deriva de um trabalho de conclusão de curso, este que teve como objetivo analisar os signos da moda presentes no ambiente escolar compreendendo de que forma ela é percebida, estabelecendo possíveis caracterizações de exclusão identificação e inclusão. Nesse sentido, o estudo classificou-se de natureza aplicada, e compreendeu-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, transcorrendo em um viés de Moda, Semiótica Peirceana e Educação. Os resultados apresentaram que a moda se materializa no espaço da escola como um meio de comunicação, pois é por meio dela que os estudantes se conhecem como parte do ambiente. Bem como a moda é mediadora de relações dentro desse espaço.Téléchargements
Références
ARAUJO, D. C. de; SILVA, C. E. da; SCHEMES, C. A ressignificação do uniforme escolar na contemporaneidade: identidade e representação. Cadernos do Tempo Presente, n. 13, jul./set. 2013, p. 49-59. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7a9b/bff3db711af3cff495610ac7a96f2c651437.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.
CASTILHOS, K.; MARTINS, M. M. Discurso da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005;
COSTA, A. G. da; PIRES, G. de L. Moda/indumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio. Conexões, v. 5, n. 1, nov. 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89073. Acesso em: 13 out. 2019.
FERNANDES, J. D. C. Introdução à Semiótica. In: A. C. de S. ALDRIGUE; J. E. R. LEITE. (Org). Linguagens: usos e reflexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/clv/images/docs/modulos/p8/p8_4.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.
GODART, F. Sociologia da moda. São Paulo: Editora Senac, 2010.
RAMOS, S. P. Moda e consumo: personificação das coisas e coisificação das pessoas, 2006. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/coloquio2017/anais/anais/edicoes/2-coloquio-de-moda-artigos.php. Acesso em: 13 out. 2019.
RIBEIRO, I.; SILVA, V. L. G. da. Das materialidades da escola: o uniforme escolar. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 575-588, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000300003. Acesso em: 12 out. 2019.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
SVENDSEN, L. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Laise Ziger 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.