Inovação no polo de moda: uma análise da dimensão marca nas micro e pequenas empresas da região Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014246Resumo
Este artigo visa apresentar o resultado de uma análise sobre o critério marca, decorrente da coleta de informações do projeto Agente Local de Inovação - aplicado em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O estudo foi realizado em vinte e duas MPEs (micro e pequenas empresas) do polo de Moda da Grande Florianópolis. A partir de estudos sobre inovação, marca, branding, propriedade intelectual, e os dados obtidos na coleta de informações, objetiva-se com essa pesquisa analisar as marcas que possuem registro e como utilizam de sua marca para ganhar competitividade no mercado. Uma vez que, o reconhecimento de uma marca requer um trabalho efetivo. A pesquisa realizada junto as vinte e duas participantes dos processos que ocorreram nas empresas corroborou a percepção inicial de que, para a maioria das empresas, obter o registro da marca é importante, e usufruir disso de uma maneira consistente para obter melhor resultados é um grande desafio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Francieli Regina Belém, Luiz Salomão Ribas Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.