Comparação de compreensão entre o gênero reportagem e infografia para jovens leitores de Araranguá/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016060Resumo
Um dos produtos de comunicação mais utilizados atualmente no jornalismo é o infográfico. Tendo como proposta a exploração de textos e imagens os infográficos são usados para tornar mais dinâmica a experiência de leitura e favorecem a compreensão dos fatos. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma o infográfico impresso auxilia no processo de compreensão de uma matéria jornalística. Para isso, foram entrevistados 28 jovens leitores de uma instituição de ensino da cidade de Araranguá/SC, a fim de avaliar a compreensão da mensagem global de um infográfico comparando-o com uma reportagem jornalística. Por meio dessa pesquisa foi possível observar que em um primeiro contato com os dois gêneros o infográfico tem a preferência dos jovens leitores, porém o infográfico sob o ponto de vista dos entrevistados apresenta mais dificuldades em aprofundar as informações em comparação a reportagem jornalística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Saiara Daisy Quadros, Davi Frederico do Amaral Denardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.