Educação especial e teatro contemporâneo:

o processo criativo de De Lagarta à Borboleta, um vôo pela diversidade e pela autonomia em práticas relacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0038

Palavras-chave:

Teatro na educação, Pessoas com deficiência e artes cênicas, Artistas com deficiência, Educação especial

Resumo

Este texto propõe um relato do processo criativo De Lagarta a Borboleta com pessoas com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto - MG. Dessa forma, o artigo visa contribuir com o campo de estudos acerca do ensino e prática do Teatro Contemporâneo em contextos de Educação Especial; além de debruçar sobre a experiência de criação colaborativa vivenciada nas práticas de teatro desenvolvidas por um grupo de estagiários do curso de licenciatura em Artes Cênicas – UFOP/MG. Por fim, busca compreender o teatro como linguagem e percurso de construção de conhecimentos vinculado a outros saberes, em contexto interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Lampe de Araujo, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Doutorando em Teatro - udesc

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Atualmente, educador Adjunto do curso de Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre.

 


Carlos Alberto Ferreira da Silva é Doutor em Artes Cênicas, encenador, performer, ator, produtor teatral. 

Referências

ABREU, A. M. N. Da cena ao texto: dramaturgia em processo colaborativo. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. DOI:10.11606/D.27.2005.tde-28092009-092332. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-28092009-092332/pt-br.php. Acesso em: 08 mar. 2020.

BERTÉ, O S. Bricolando experiências, imagens e conceitos para fazer-pensar dança com Pina Bausch. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL (CONFAEB), 21., 2011, Anais [...] São Luís do Maranhão: FAEB, 2011. p.197-211. Disponível em: https://faeb.com.br/confaeb/anais-confaeb-2011/. Acesso em: 06 fev. 2013.

CALDEIRA, S. Dança: do movimento puro à dramaturgia corporal de Pina Bausch. In: Mimuns: revista on-line de mímica e teatro físico, Salvador, ano 1, n. 2, jul. 2009, p.23-38. Disponível em: http://www.mimus.com.br/revista/. Acesso em: 26 maio 2014.

CIA da Gente. In: Universidade Federal de Ouro Preto; Fundação Gorceix. Projeto de Extensão PROEX UFOP, 2005. Minas Gerais, 2005. Disponível em: https://ciadagenteufop.wixsite.com/cia-da-gente. Acesso em: 05 abr. 2020.

CLARK, Lygia. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FARMACÊUTICO DR. HÉLIO HARMENDANI. Projeto Político Pedagógico 2008/2013. Ouro Preto, MG: [s.n.], [2008].

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FARMACÊUTICO DR. HÉLIO HARMENDANI. Projeto Político Pedagógico, 2013/2016. Ouro Preto, MG: [s.n.], [2013].

FARIAS, S. Teatro na Escola. In.: Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. Ed. Vozes: São Paulo, 2006.

LEHMANN, H.-T. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PUPO, M. L. de S. B. O pós-dramático e a pedagogia teatral. In: FERNADES, S.; GUINSBURG, J. (org). O pós-dramático um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008.

SANTOS, M. P. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, Florianópolis, n. 3/4, p. 103-118, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1402. Acesso em: 08 mar. 2020.

SPERLING, David. Corpo + ARTE = ARQUITETURA: Proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. In: Braga, Paula (org.) Fios Soltos: A arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.

TIBOLA. I. M. (coord.). Arte, cultura, educação e trabalho. Brasília: Federação Nacional das APAEs, 2001. Disponível em: http://feapaesp.org.br/material_download/122_arte_cultura_e_educacao%202000%20FENAPAEs.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020

Publicado

2021-04-19

Como Citar

LAMPE DE ARAUJO, Everton; FERREIRA DA SILVA, Carlos Alberto. Educação especial e teatro contemporâneo:: o processo criativo de De Lagarta à Borboleta, um vôo pela diversidade e pela autonomia em práticas relacionais. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–13, 2021. DOI: 10.5965/1808312915252020e0038. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17436. Acesso em: 28 mar. 2024.