Família, psicologia e deficiência contribuições de Lacan e Wallon na construção do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010193Palavras-chave:
família, psicologia, deficiência, inclusãoResumo
Este artigo discorre sobre aspectos da problemática entre família e escola, considerando os estudos na área da Psicologia da Família, que emerge para a compreensão da constituição do sujeito em seu contexto. Para delinear a construção da pessoa, utilizam-se os estudos de Lacan e Wallon, de forma a situar as implicações da formação do sujeito e dos complexos familiares como ponte para as discussões sobre educação e família, que estão associadas à etapa de constituição do sujeito nos primeiros anos de vida. Nessa conjuntura, será articulada a questão da inclusão, da deficiência e dos estigmas, acarretados a partir deste aporte discutido sobre família e psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Priscila Anversa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.