BELEZA SUSTENTÁVEL E COMUNIDADES DE MARCA: O PAPEL DO CONSUMO CONSCIENTE NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE VALOR
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172025e0011Palavras-chave:
consumo consciente, sustentabilidade, comunidades de marca, marketing sustentável, abordagem SAVEResumo
Marcas sustentáveis no setor de beleza constroem relações simbólicas e comunidades engajadas por meio do consumo consciente e de estratégias de marketing alinhadas à sustentabilidade. Este artigo teve como objetivo identificar como práticas sustentáveis e estratégias de marketing emocional contribuem para o desenvolvimento de comunidades de marca no segmento da beleza. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, sendo realizada por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso com a marca Simple Organic. Os resultados indicam que ações sustentáveis autênticas fortalecem os laços com os consumidores e impulsionam transformações positivas no mercado da beleza.
Palavras-chave: Consumo consciente; Sustentabilidade; Comunidades de marca; Marketing sustentável; Abordagem SAVE.
Downloads
Referências
AKBAR, A. Beyond the buzzword: unpacking consumer perceived value in green marketing. Journal of Cleaner Production, v. 432, 2024, p. 12–18.
ALMEIDA, R. C. et al. Comunidades de marca: um estudo sobre a influência no comportamento de consumo de seus membros. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 45–62, 2011.
BAGOZZI, R. P.; DHOLAKIA, U. M. Antecedents and purchase consequences of customer participation in small group brand communities. International Journal of Research in Marketing, Amsterdam, v. 23, n. 1, p. 45–61, 2006.
CHAUDHURI, A.; HOLBROOK, M. B. The chain of effects from brand trust and brand affect to brand performance: the role of brand loyalty. Journal of Marketing, Chicago, v. 65, n. 2, p. 81–93, 2001.
COVA, B.; COVA, V. Tribal marketing: the tribalisation of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing, v. 36, n. 5/6, p. 595–620, 2002.
ETTENSON, R.; CONRADO, E.; KNOWLES, J. Rethinking the 4P’s. Harvard Business Review, jan.–fev. 2013.
FURTADO, J. F. Marketing Sustentável: princípios, planejamento e prática. São Paulo: Atlas, 2020.
HOLLEBEEK, L. D. et al. Customer experience and brand co-creation in virtual environments: insights from the metaverse. Journal of Business Research, v. 158, p. 113652, 2023.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Hoboken: Wiley, 2021.
MAGALHÃES, M. F.; SAMPAIO, R. Planejamento de marketing: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 jun. 2025.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1988.
SANTAELLA, L. Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir. São Paulo: Paulus, 2016.
TAVARES, M. C. C. et al. A psicossociologia do marketing ambiental e a percepção de valor simbólico de marca. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 312–332, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabela Prates, Dr. Reinaldo de Almeida Coelho, Dr. Eduardo Trauer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.