Platão e a Arte: algumas observações sobre as origens da Teoria da Arte no ocidente em perspectiva hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129152020e0003Palabras clave:
Arte, Platão, Verdade, Hermenêutica, HeideggerResumen
Este artigo aborda como a relação entre arte e verdade (pode a arte expressar a verdade?) é colocada pela primeira vez no mundo ocidental em Platão, com isso se esboçando o horizonte possível de desenvolvimento e interpretação da questão. Objetiva destacar sua relevância para o início da discussão teórica sobre o que é arte, sua função, conceito e como pode ser entendida. Cabe observar que esta abordagem é construída em perspectiva hermenêutico-fenomenológica, a partir do diálogo, sobretudo, com o pensamento de Martin Heidegger.
Descargas
Citas
ALVES, Paulo César; RABELO, Míriam Cristina; SOUZA, Iara Maria. Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas ciências sociais. Sociedade e Estado. Brasília, v. 29, n. 1, p. 181-198, abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000100010. Acesso em: 14 nov. 2019.
BADIOU, Alain. Arte e Filosofia. In: BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. cap. 1, p. 11-28.
DANTO, Arthur Coleman. Após o fim da Arte: a Arte Contemporânea e os limites da História. São Paulo: Odysseus, 2006.
DIAS, Luciana da Costa. Arte e história do ser: algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da obra de arte. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 3, n. 1, p. 67-77, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/12792. Acesso em: 14 nov. 2019.
FERRATER-MORA, José. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I. Petrópolis: Vozes, 2004.
HEIDEGGER, Martin. A teoría platónica da verdade. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 215-250.
HEIDEGGER, Martin. A época das imagens de mundo. Tradução de Claudia Drucker. [S.l., s.n]: 2005. Disponível em: http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A-%C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer Verlang, 1976.
HEIDEGGER, Martin. Nietzsche. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. v. 1-2.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KOSELLECK, Reinhart. Espaço e experiência e horizonte expectativa: duas categorias histórica. In: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. p. 305-327.
KRAFT, Peter. Das anfängliche wesen der kunst: zur bedeutung von kunstwerk, dichtung und sprache im denken Martin Heideggers. Frankfurt: [s.n.], 1984.
LACOSTE, Jean. A filosofia da Arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2006.
BRANDÃO, Jacyntho Lins. Nós e os gregos. In: MARQUES, Haroldo (org.). Os gregos. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2002.
PARTENIE, Catalin; ROCKMORE, Tom. Heidegger and Plato: toward dialogue. Chicago: Northwestern University Press, 2005.
PLATÃO. A República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.
PLATÃO. Timeu. Belém: EDUFPA, 2001.
PLATO. Symposium. Oxford University Press, 1994.
SALLIS, John. Mimesis and the end of art. In: RAJAN, Tilottama; CLARK, David (ed.). Intersections: nineteenth-century philosophy and contemporary theory. Albany: State University of New York Press, 1995. p. 147-169.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Rio de Janeiro, José Olympio, 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Luciana da Costa Dias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.
 
							



