Moda desconstrutivista à la Jacques Derrida: um conceito estético ou "defeito” de construção?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019092Palabras clave:
Desconstrutivismo, Moda desconstrutivista, Jacques Derrida, Desenvolvimento de coleçãoResumen
O desconstrutivismo surge como uma estratégia originária do filósofo do século XX, Jacques Derrida, a qual tem como base desierarquizar conceitos demasiadamente estruturados. O mesmo tem sua origem na literatura, mas seus conceitos foram traduzidos a diversas áreas, como cinema, arquitetura e design. Dessa forma, a presente pesquisa tem como questão norteadora de que forma a moda apropria-se do desconstrutivismo de Derrida para a criação de coleções. Objetiva compreender os conceitos e as características do desconstrutivismo e da moda desconstrutivista, por meio de uma breve análise do trabalho de estilistas como Martin Margiela, Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo (à frente da marca Comme des Garçons), Issey Miyake e Jum Nakao. A natureza da pesquisa é básica, com o procedimento técnico classificado como pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Derrida (1967), Vasconcelos (2003) e Loscialpo (2011). Percebe o desconstrutivismo como um movimento iniciado nos anos 1980, como crítica a própria compreensão da moda, onde antigos conceitos já consolidados podem, e devem, ser desmontados, repensados/reformulados.
Descargas
Citas
BLANKS, Tim. Fall 2011 ready-to-wear: Issey Miyake. Vogue, Paris, 03 Mar. 2011. Disponível em: https://www.vogue.com/fashion-shows/fall-2011-ready-to-wear/issey-miyake. Acesso em: 31 out. 2019.
CARVALHAL, André. A moda imita a vida: como construir uma marca de moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores; Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2016.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Senac SP, 2006.
DERRIDA, Jacques. De La Gramatologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1967.
FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
KIZILTUNALI, Gizem. A deconstructive system: fashion. In: GLOBAL CONFERENCE INTER-DISCIPLINARY.NET, 4., 2012, [s.l.]. Disponível em: https://www.inter-disciplinary.net/conferences/. Acesso em: 14 nov. 2019.
LEE, Erika Yamamoto. Jum Nakao: moda e pensamento artístico. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LOSCIALPO, Flavia. Fashion and philosophical deconstruction: a fashion in-deconstruction. Oxford: Inter-Disciplinary Press, 2011.
MARIANO, Maria Luiza Veloso. Da construção à desconstrução: a modelagem como recurso criativo no design de moda. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. 2011.
MENESES, Ramiro Délio Borges de. A desconstrução em Jacques Derrida: o que é e o que não é pela estratégia. Universitas PhilosoPhica, Bogotá, v. 30, n. 60, p. 177-204, enero/jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/unph/v30n60/v30n60a09.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
MOWER, Sarah. Spring 2009 ready-to-wear: Maison Margiela. Vogue, Paris, 28 Sep. 2008. Disponível em: https://www.vogue.com/fashion-shows/spring-2009-ready-to-wear/maison-martin-margiela. Acesso em: 31 out. 2019.
MOWER, Sarah. Spring 2016 ready-to-wear: Comme des Garçons. Vogue, Paris, 03 Oct. 2015. Disponível em: https://www.vogue.com/fashion-shows/spring-2016-ready-to-wear/comme-des-garcons. Acesso em: 31 out. 2019.
NAKAO, Jum. A costura do invisível (Brasil). 2004. Disponível em: http://www.jumnakao.com/portfolios/a-costura-do-invisivel/. Acesso em: 30 out. 2019.
PEDROSO JUNIOR, Neurivaldo Campos. Jacques Derrida e a desconstrução: uma introdução. Revista Encontros de Vista, n. 5, p. 9-2, jan./jun. 2010. Disponível em: http://encontrosdevista.com.br/Artigos/Neurivaldo_Junior_Derrida_e_a_desconstrucao_uma_introducao_final.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Heloisa Helena de Oliveira. A definição da moda em contextos de economia criativa: o da UNCTAD/ONU e suas repercussões no Brasil. IARA: Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 9 n. 1, p. 93-113, set. 2016. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2016/09/123-Iara-artigo.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
SILVA, Wanessa Gonçalves. Desconstrutivismo e o conceito de différance. ENCONTRO CELSUL: Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 6., 2004, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, UFSC, 2004.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
VASCONCELOS, José Antonio. O que é a desconstrução?. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 15, n. 17, p. 73-78 Curitiba, jul./dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/3421/3337. Acesso em: 31 out. 2019.
VERNER, Amy. Fall 2017 ready-to-wear: Yohji Yamamoto. Vogue, Paris, 03 Mar. 2017. Disponível em: https://www.vogue.com/fashion-shows/fall-2017-ready-to-wear/yohji-yamamoto. Acesso em: 31 out. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cristiano Max Pereira Pinheiro, Milena Cherutti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.